Assoreamento causas e consequencias no rio cuiabá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A importância histórica do rio Cuiabá para a sociedade mato-grossense e brasileira é secular. Trata-se de um rio que historicamente é representado como fonte de vida e de recursos para acidade. É o rio que alimenta, que combate a sede da população e ainda, ajuda a amenizar o calor. Portanto, é o rio que banha e purifica a alma e o coração do nosso povo. A cidade de Cuiabá é opulenta emrecursos hídricos: diversos rios, ribeirões e córregos formadores da bacia do rio Cuiabá banham-na. O Rio Cuiabá, importante afluente da bacia do rio Paraguai, integrante da bacia Platina, limita omunicípio a Oeste. A bacia hidrográfica formada pelo rio Cuiabá subdivide-se em Alto, Médio e Baixo Cuiabá. O rio tem suas nascentes nas encostas da Serra Azul, município de Rosário Oeste, na junção dosrios Cuiabá da Larga e Cuiabá Bonito.

1. INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios para a humanidade é o gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis, dado os inúmeros problemas relacionados aoconhecimento da quantidade e qualidade desses recursos, tanto em nível global como regional. O Brasil, país com dimensões continentais, 8.511.965 km2, concentra 12% da água doce disponível no mundo,sendo o país mais rico nesse quesito, com uma descarga média dos rios de 6.220 km3/ano, ou 197.500 m3/s, seguido pela Rússia, EUA e Canadá (Rebouças, 2002).
Assim como em muitos países desenvolvidos,no Brasil a gestão dos recursos hídricos vem tendo uma importância crescente. Com o aumento da demanda de água decorrente do desenvolvimento econômico e sua crescente degradação, já se atingiu a faseem que os conflitos começam a surgir. Em virtude disso, áreas com disponibilidade hídrica se tornam de suma importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social.
No Brasil, onde se estácomeçando, o modelo de gerenciamento dos recursos hídricos é descentralizado. Isso, em virtude da vasta extensão territorial e da grande diversidade de ecossistemas tão particulares. O Em Cuiabá o...
tracking img