O pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pantanal
O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco. Devido a sua localização, a vegetação pantaneira é ummosaico de diferentes ecossistemas. Ela é influenciada por elementos de quatro províncias fitogeográficas da América do Sul: Amazônica, Cerrado, Chaquenha e Atlântica.
A união de fatores tais como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão.
O Pantanal, entretanto não é um só.Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem.
Foi considerado “Patrimônio Natural” pelo Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988) e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO (2000).

Formação e Desenvolvimento da Área
A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos.
Preocupada com a conservação do Pantanal, aEmbrapa instalou, em 1975, em Corumbá, uma unidade de pesquisa para a região, com o objetivo de adaptar, desenvolver e transferir tecnologias para o uso sustentado dos seus recursos naturais. As pesquisas se iniciaram com a pecuária bovina, principal atividade econômica, e hoje, além da pecuária, abrange as mais diversas áreas, como recursos vegetais, pesqueiros, faunísticos, hídricos,climatologia, solos, avaliação dos impactos causados pelas atividades humanas e sócio-economia. Nos últimos anos houve investimentos de larga escala no setor do ecoturismo, com diversas pousadas pantaneiras praticando esta modalidade de turismo sustentável.

Clima
O clima do Pantanal é o tropical, no verão é quente e fica em torno de 32 graus e no inverno é frio e seco, com média de 21 graus. O índicepluviométrico anual está entre 1000 e 1400 mm, sendo de novembro a março os meses mais chuvosos ( em torno de 68% do total pluviomertico anual)) e no período de junho a agosto o de maior estiagem ( apenas 7% do total pluviométrico anual). O clima da região pode ser dividido em quatro estações: seca (de junho a setembro), enchente (de outubro a dezembro), cheia (de janeiro a março) e vazante ( abrile maio). Os fatores que influenciam as condições climáticas são a latitude, altitude, topografia, distância do mar, correntes oceânicas, tipo de densidade de vegetação e condições do solo. Há evidências que as atividades humanas como a poluição atmosférica, a urbanização e a devastação das florestas estão causando modificações no clima do planeta e isso pode interferir no desenvolvimento da faunae da flora.
A região do Pantanal tem um regime de chuvas tropical com duas estações bem definidas: o período de seca que dura de 4 a 5 meses (entre maio e setembro) e o período de chuva nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Solo
Os solos, em sua maioria, são arenosos e pobres, Os Plintossolos (tipo de solo mais encontrado no Pantanal Mato-grossense) são originários desedimentos areno-argilosos do Período Quaternário. A maior limitação ao uso destes solos é decorrente do excesso de água. São encontrados, com maior intensidade, em áreas planas e rebaixados, sujeitos a inundações.
Relevo
A Planície do Pantanal ou Depressão Pantaneira possui altitudes que variam, em média, de 100 a 200 metros. As partes mais elevadas, que não sofrem inundações, recebem o nome de"Cordilheiras", as partes mais baixas, sujeitas à inundações, recebem nome de "Baías ou Largos". Rompendo com a monotonia do relevo, aparecem morros isolados. Foram identificados vários padrões de Pantanais, com aspectos estruturais, pedológicos, morfológicos, hidrológicos e de cobertura vegetal.
A paisagem é formada por feições bastante peculiares e de denominação tipicamente regional:
- Lagoas...
tracking img