Balistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Balística
Balística é a ciência que estuda o movimento dos projeteis, o modo de lançá-los no espaço, com suficiente força e velocidade, a fim de produzir efeitos de destruição poderosa à distância, seu comportamento no interior destas e também no seu exterior, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando-se de técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além deservir a outras ciências. Vem da palavra grega "ballo" que significa lançar, atirar, derivando até a nossa época especialmente nas armas de fogo.
Este é um tema que, normalmente, a maioria dos leigos na matéria julgam complicado e cuja compreensão obriga a dominar áreas do saber tão diversas como a Análise Matemática, a Mecânica, a Química, a Termo-dinâmica e a Mecânica de Fluídos. Convenhamos que osleigos têm razão. Ao se estudar um projétil disparado por uma arma de fogo, pode-se separar seu movimento em três partes distintas: a balística interior, balística exterior e a balística terminal.
A balística interior fica encarregada de estudar o que ocorre desde o momento do disparo até o instante em que o projétil abandona a arma. Este estudo fica baseado então na temperatura, volume epressão dos gases no interior da arma durante a explosão do material combustível, assim como também se baseia no formato da arma e do projétil. Dependendo da quantidade utilizada de pólvora, deve-se ser estudado qual o material utilizado para a construção da arma e do projétil para evitar explosões desagradáveis. A construção do cano interno da arma também tem de ser bem projetada. Grandesdesenvolvimentos da balística interior foram realizados por Benjamin Robins, um engenheiro que realizou diversos experimentos nesta área no século XVIII.
A balística externa comum ouvir-se que o objeto de estudo da se inicia com a primeira pedra arremessada por qualquer ser pré-histórico, há muitos milhões de anos, mas, de fato, se atentarmos ao seu objeto de estudo, então poderia referenciar como início omovimento de meteoritos na atmosfera terrestre, muito antes do aparecimento dos primeiros mamíferos. A seguir à pedra, arremessada manualmente, surgem outros dispositivos, como as fisgas, fundas, arcos e a “ballista” , os quais permitem o lançamento com maior alcance e precisão de diversos tipos de projéteis. A balística exterior trata de estudar o que ocorre a partir do instante em que o projétilabandona a arma e o instante em que este atinge o alvo. Neste estudo entra a aerodinâmica, preocupada em estudar qual é a relação entre o movimento do projétil e o ar que o envolve. Calibre, formato, massa, velocidade inicial e rotação são fatores determinantes para a construção de um projétil com grande poder de destruição. Da simples análise física do assunto utilizando energia, podemos deduzirque a massa e a velocidade são muito importantes no desenvolvimento de uma arma e de um projétil, já que a energia cinética de um corpo é igual a Ec=½ mv2, e como a energia que será transmitida ao alvo será igual à energia cinética, a maximização desta permitirá um melhor resultado. Um dos motivos de controvérsia do passado estava relacionado com a trajetória dos projéteis.
No decorrer do séculopassado foi desenvolvida uma teoria matemática que considerou todos os fatores condicionantes do movimento de um projétil na atmosfera. Seguiu-se-lhe a sua aplicação prática a cada conjunto: arma–carga–munição, consubstanciada nas Tabelas Balísticas. Com o aparecimento dos primeiros computadores, na década de 40 do século passado, iniciou-se o advento do tratamento automático das trajetórias dosprojéteis, vulgarizado, hoje em dia, nos imensamente rápidos computadores de tiro, indispensáveis aos modernos sistemas de armas, como é o caso do carro de combate Leopard 2A6, recentemente adquirido para o Exército Português.
Leopard 2ª6, do exército Português.

A balística terminal se encarrega de estudar o que ocorre no momento do...
tracking img