Teorias psicosexuais de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS PSICOSSEXUAIS DE FREUD


Freud acreditava que o padrão de personalidade do adulto era estabelecido no começo da sua vida, estando quase formado por completo por volta dos cinco anos de idade.
Na teoria psicanalítica do desenvolvimento, a criança passa por uma série de estágios de desenvolvimentos chamados de psicossexuais. No decorrer desses estágios a criança obtém prazererótico ou sensual ao estimular suas zonas erógenas do corpo. Cada estágio de desenvolvimento tende a estar numa zona específica.
O indivíduo nos primeiros tempos de vida tem a função sexual ligada á sobrevivência, então o prazer é ligado ao próprio corpo que erotizado, tem excitações sexuais localizadas em cada parte, e há um desenvolvimento progressivo que fez com que Freud postulasse as fasesdo desenvolvimento sexual em cinco fases:
Fase oral, fase anal, fase fálica, fase de latência e fase genital.


FASE ORAL


Fase oral - A zona de erotização é a boca. Vai do nascimento até o segundo ano de vida. E é a fonte primária de satisfação erótica. Tem estímulos como sugar, morder e engolir.
Quando o bebê aprende a associar a presença da mãe á saciação de sua fome, a mãe passa aser um objeto á parte e o bebê já começa a diferenciar si próprio dos outros.
Um bebê saciado após uma mamada, deixa o seio e adormece, com um sorriso de satisfação, então, não podemos deixar de dizer que esta é uma imagem de expressão da satisfação sexual da existência posterior. Lembramos que o bebê procura se nutrir não só do leite materno que é uma necessidade orgânica, mas da relação deafetividade, que não é reduzida á satisfação alimentar, apesar de se apoiar nela.
Para Freud, os transtornos alimentares poderiam começar devido às dificuldades na fase oral, devido a uma fixação que nessa fase provoca o desenvolvimento de algum tipo de personalidade de caráter oral, no qual os traços podem ser de otimismo, passividade e dependência.
A satisfação inadequada nesse estágiopode produzir um tipo de personalidade com preocupações em hábitos bucais como fumar, beijar e comer.
Assim, nessa fase, a boca não se constitui em um órgão somente, mas principalmente na satisfação de um tipo de relação entre mãe e bebê, através do olhar, da voz, do amor de mãe. Por ser um momento inato na vida do bebê, a forma estabelecida com a mãe é uma forma de incorporação, já que o bebêse nutre dela.
A fase oral mostra o poder entre a alimentação e o amor materno, mas não deixa de lado a angustia entre existir e ser deixado de lado em um momento em que a criança é dependente de seus pais e cuidadores.
Muitas pesquisas sobre a primeira infância revelam como a falta de afetos pode ter efeitos devastadores no desenvolvimento da criança.



[pic]
(Imagem da mãe amamentando obebê, característica da fase oral, prazer pelo sugar, morder, e engolir.)











FASE ANAL


Fase anal – A zona de erotização é o ânus. A criança sente o prazer que deriva da boca para a zona anal. Durante esse estágio, que coincide com o período de treinamento da higiene pessoal, as crianças podem expelir ou reter as fezes, em ambos os casos desafiando os pais. Também nesta altura, ospais preocupam-se com a criação de hábitos de higiene. Sendo assim se os pais forem muito rígidos a criança tende a reter as fezes ou a expulsá-las nos momentos mais inoportunos. Mais especificamente aos dois anos, a criança começa a desenvolver o controle muscular ligado á descarga reflexa produzida pela pressão nos músculos do esfíncter anal, tornando-se agradável a defecação. Dessa forma, tantoreter, como expulsar as fezes torna-se uma fonte de prazer, constituindo a região anal como uma zona erógena desta fase.
Uma fixação nessa fase pode causar conflitos para o resto da vida em torno de questões de controle, de guardar para si ou entregar.



[pic]
(fase anal, a criança sente prazer em reter ou expulsar as fezes)










FASE FÁLICA



Fase fálica – A zona de erotização...
tracking img