Fases psicosexuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



VIVIANE MARTINS DOS SANTOS RODRIGUES













TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO:

FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUALSÃO PAULO

2011

[pic]



VIVIANE MARTINS DOS SANTOS RODRIGUES













Trabalho de TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: fases do desenvolvimentopsicosexual, orientado pela Profª. Edna Maria de Lima Santiago Souza, como parte integrante do Curso de Pós Graduação em PSICOPEDAGOGIA





















SÃO PAULO

2011FASES DE DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL

(SEGUNDO FREUD)



FASE ORAL

(De 0 a 18 meses – aproximadamente)



O bebê, ao nascer perde a relação simbiótica que possuía com a mãe, iniciando suaadaptação com o mundo. Ao nascer a estrutura inicial mais desenvolvida é a boca. É pela boca que o bebê começa a conhecer o mundo e a primeira e mais importante descoberta afetiva é o seio da mãe.Nessa etapa a criança tem a boca como a região do corpo que mais lhe proporciona prazer. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, por isso que nesse período de vida tudo o que a criançapega leva até a boca. Com isso, seu principal objetivo, é o seio da mãe, é o objetivo de se alimentar o que proporciona satisfação ao bebê.



FASE ANAL

(De 18 meses aos 3/4 anos –aproximadamente)



Nessa segunda fase, a libido passa da organização oral para anal. Se dando através da maturação do controle muscular da criança, estabelecendo o controle dos esfíncteres.

Desenvolve-se osentimento de que a criança tem coisas suas e coisas que ela é capaz de produzir, podendo ofertar ou negar ao mundo. As relações serão estabelecidas em termos de projeção ou controle e é nessa faseque ela aprende a ter noções de higiene.

A criança nessa fase vai aprender sobre limites. São dois movimentos:

Retenção: onde a criança tende sobre os sentimentos de ter, segurar, reter,...
tracking img