Assistencia sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREÇÃO: Walter Salles
ELENCO: Fernanda de Oliveira, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella Freitas.

RESUMO

O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, umgaroto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai.
Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-seao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco

CONTEXTO HISTÓRICO

O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido.
A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertãoem busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência.
O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte dapopulação, geralmente a mais pobre e mais sofrida.
A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a q Nota: Para outros significados, veja Central do Brasil (desambiguação).
A Central doBrasil compreende a região do entorno da estação de trens da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
A Central do Brasil localiza-se no limite do Centro com o bairro da Gamboa, junto à Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade do Rio de Janeiro.
No Século XIX a Central do Brasil era a estação inicial da Estrada de Ferro Dom Pedro II, sistema que se estendia até os estados deMinasGerais e São Paulo. Ao longo do Século XX o transporte ferroviário de longa distância perdeu importância. Foram instalados no entormo diversos outros terminais voltados ao transporte urbano de passageiros. A Central do Brasil compreende atualmente:
* a Estação Central da SuperVia, sendo a estação para a qual convergem as composições das diversas linhas de trens sub-urbanos daRegiãoMetropolitana do Rio de Janeiro;
* a Estação Central do Metrô do Rio de Janeiro, onde operam composições das linhas 1 e 2;
* o Terminal Intermunicipal Américo Fontenelle, um dos principais terminais de ônibus urbanos, que operam linhas intermunicipais naRegião Metropolitana do Rio de Janeiro;
* um terminal de ônibus urbanos municipais.
A Central do Brasil serviu de cenário para o filme homônimo,gravado em 1998.
ual nos deparamos em nosso cotidiano. O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai.
Dora conheceJosué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco

CONTEXTO...
tracking img