Asfalto borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

CLÉBER FERNANDES
JARBAS LUÍS DA SILVA

ASFALTO BORRACHA

Mariana
2011
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

CLÉBER FERNANDES
JARBAS LUÍS DA SILVA

ASFALTO BORRACHA

Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia da produção da FEMAR como umdos pré-requisitos para obtenção de nota na disciplina Metodologia de Pesquisa.

Mariana
2011
RESUMO

No Brasil foram fabricados mais de 67 milhões de pneus em 2010 e temos também dezenas de milhões de pneus velhos que se encontram abandonados. Esses resíduos podem assorear os rios e com isso causando danos ao meio ambiente. O asfalto borracha é um processo que utiliza estes pneusinservíveis, retirando do meio ambiente e empregando-os na confecção do concreto asfáltico. Sua característica é o aumento da vida útil do asfalto. Este processo é mais caro que o tradicional e faz-se importante pelo fato da retirada de resíduos do meio ambiente, atendendo assim a uma proposta de sustentabilidade.

Palavras-chave: Meio ambiente; borracha de pneus; inservíveis; sustentabilidade.INTRODUÇÃO

A introdução da borracha de pneus inservíveis ao concreto asfáltico confere a ele o aumento da durabilidade e flexibilidade. Tornando uma mistura asfáltica mais resistente ao envelhecimento, ao aparecimento e a diminuição de trincas e deformação permanente.
Pode-se dizer que com o asfalto borracha proporciona maior conforto, segurança aos condutores, além de apresentar como forma pararetirada de pneus inservíveis do meio ambiente.
Com os mesmos propósitos justifica-se a construção do presente artigo, com o objetivo geral de estudar a reciclagem do pneu e descrever como é o processo para a re-utilização da borracha do pneu inservível na pavimentação.

DESENVOLVIMENTO

A importância desta pesquisa se dá pelo fato de que ao mesmo tempo em que se têm prejuízos econômicos,sociais e ambientais com relação aos resíduos de pneus, pode-se ter boas perspectivas quanto ao reuso e à reciclagem, por minimizar as perdas e, conseqüentemente, diminuir a quantidade de resíduos a serem dispostos. Desta forma, estes conceitos serão abordados, lembrando o que propunha a Agenda 21:
"[...] a sociedade necessita lidar com formas eficazes para solucionar o problema da eliminação de umvolume cada vez maior de resíduos. Os Governos, juntamente com a indústria, as famílias e o público em geral devem envidar um esforço conjunto para reduzir a geração de resíduos e de produtos descartados" (CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS, 2001).
No intuito de colaborar com o destino ecologicamente correto para os pneus inservíveis, o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), através da resoluçãonº416, de 30 de setembro de 2009, dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências.
De acordo com essa resolução, segundos seus Art. 1º e Art. 2º para os fins do disposto na Resolução, o pneu é definido das seguintes formas: Art. 1o Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitáriosuperior a 2,0kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução
.§ 1o Os distribuidores, os revendedores, os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneusinservíveis existentes no País, previstos nesta Resolução
.§ 2o Para fins desta resolução, reforma de pneu não é considerada fabricação ou destinaçãoadequada.
§ 3o A contratação de empresa para coleta de pneus pelo fabricante ou importador não os eximirá da responsabilidade pelo cumprimento das obrigações previstas no caput deste artigo. Art.
2o Para os fins do disposto nesta Resolução...
tracking img