Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
literatura infantil


Associada a acontecimentos de fundo econômico e social, a origem da literatura para crianças, de acordo com Zilberman (1988) ocorre no século XVIII, período em que a Revolução Industrial é deflagrada. Determinando o crescimento político e financeiro das cidades, a industrialização tem como reflexo direto a decadência do sistema medieval, baseado no feudalismo ena valorização do poder rural. Em substituição aos grandes senhores feudais, a burguesia se afirma como classe social urbana, incentivando a consolidação de instituições que a ajudem a atingir as metas desejadas. Entre essas instituições, destacam-se a família e a escola.
Interessado em desmantelar a unidade do poder dos feudos, o Estado Absolutista passa a estimular um modo de vida maisdoméstico e menos participativo publicamente, criando para tanto um determinado estereótipo familiar, baseado na organização patriarcal e no modelo de família nuclear.
Visto que tal estereótipo representa a significação dessa nova forma de governo, em sua mesma obra, ZILBERMAN destaca que, para legitimá-lo foi necessário promover a criança, maior beneficiário dessa estrutura. Se até o séculoXVII ela era vista como um adulto em miniatura, a partir do século XVIII adquire um novo status, determinando a valorização dos laços de afetividade e não mais de parentesco e herança conforme previa o sistema medieval.
Esta promoção da criança fez com que sua mão-de-obra deixasse de ser explorada, para que o seu papel fosse vivenciado. Os deveres morais e sociais passaram a sertransmitidos, através de histórias com um fundo moralizador; deixando de lado a valorização de instruções, vivências e hostilidades do mundo dos adultos.
Detentora de um novo papel na sociedade e vista agora como um ser frágil, desprotegido e dependente, a criança passa a ser alvo de valorização e de proteção, sendo separada da hostilidade do mundo adulto ao qual tinha antes livre acesso. Esseprotecionismo redunda em isolamento, tornando necessário o surgimento de instituições que preservem o lugar da criança na sociedade e sirvam de mediação entre a criança e o mundo. É, nesse contexto, que surge a escola.
Numa sociedade em que o processo de modernização é evidente em virtude da industrialização, cabe à escola adequar a criança a esse novo quadro social.

Isso éfeito primordialmente por meio da alfabetização, habilitando a criança ao consumo das obras impressas que se proliferam no século XVIII como reflexo desse processo: aperfeiçoamento da tipografia e expansão da produção de livros. (ZILBERMAN, p.23).

Após o contato com a alfabetização, as crianças vão ao encontro de material adequado que supra essa nova habilidade adquirida, determinando oinício dos laços entre a literatura e a escola.
Produto da industrialização e, portanto, sujeito às leis do mercado, o livro passa a promover e a estimular a escola, como condição de viabilizar sua própria circulação e consumo. Nesse sentido, Zilberman também destaca que, sua criação, visando a um mercado específico, o das crianças, que deveriam ter suas características respeitadas emotivadas, adota posturas, por vezes, nitidamente pedagógicas, enaltecendo valores burgueses a fim de assegurar sua utilidade. Surge, nesse momento, o grande impasse que acompanhará todo o percurso de evolução do gênero: arte literária ou produto pedagógico-comercial? (COELHO,1991)
Este impasse faz com que outras questões venham à tona: de um lado, a dominação política interferia na qualidadeartística dos textos; de outro, criava meios para denunciar, de maneira mascarada, os inúmeros abusos da época, ou seja, sem abrir espaço para a mediação do leitor no seu processo de elaboração de conceitos, a leitura não era socializada, explorada, questionada, servia como instrumento de informação e preparação para a vida adulta e não como meio de instrução e conhecimento social crítico por parte...
tracking img