Asfalto borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA












QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL: ASFALTO BORRACHA









Ítalo Arcelino de Carvalho
Jeniffer Caroline de Carvalho Nascimento
Lucas Henrique Gomes do Amaral
Marcio Luiz Cavagnoli
Rawey Soares dos Santos
Tancreu Luiz Rodrigues


















Belo Horizonte

2012
1. INTRODUÇÃO

O TrabalhoInterdisciplinar Dirigido (TIDIR) compõe um dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Centro Universitário Una. Neste semestre, a temática proposta para o primeiro período dos cursos de Engenharia Civil foi a “Química na Engenharia Civil”, e por meio deste foi produzido um estudo sobre o Asfalto Borracha.
Hoje, a construção civil se caracteriza pela modificação da paisagem do ambiente e peloconsumo de recursos naturais renováveis. O empenho no uso de materiais recicláveis como plásticos, papel, vidro, pneu, entre outros, vem crescendo a cada dia. A utilização destes recursos em obras de construção civil tem obtido maior durabilidade, resistência, qualidade e redução de custos financeiros.
Os pneus podem ser utilizados não somente na fabricação de asfalto, mas, também em obrasde contenção, nas margens de rios para evitar desmoronamento, na construção de quebra-mares, na construção de parques, no controle de erosões e etc.
A utilização do pneu no asfalto ecológico ou asfalto borracha tem maior desempenho do que o asfalto convencional, pois, além de proporcionar maior durabilidade, ele contribuiu para a redução da poluição ambiental já que, anualmente no Brasil,são descartados em média 30 milhões de pneus, sendo 50% deles em locais inadequados (ODA, 2008). Quando abandonados em lugares impróprios, os pneus se tornam local para procriação de mosquitos e outros vetores de doenças, além de representar risco constante de incêndios que podem contaminar o ar com fumaça altamente tóxica, gerando um óleo que se infiltra e contamina o lençol freático. Além daredução significativa dos problemas ambientais, a disposição destes pneus em aterros, dificulta a compactação, reduzindo a vida útil dos aterros sanitários.
A grande vantagem na utilização do asfalto ecológico está no fato de solucionar dois problemas em um único produto. Os pneus são retirados dos aterros, do meio ambiente e são transformados de forma responsável em benefícios para os usuários.O asfalto ecológico que é aproximadamente 40% mais resistente que o convencional, aumenta a aderência dos carros, absorve mais água em dias de chuvas, aumentando a durabilidade e diminuindo os gastos com manutenção.
A desvantagem em utilizar este tipo de asfalto é que, para realizar o processo das misturas, a temperatura utilizada é elevadíssima (entre 170 e 210°C) fazendo com queseja lançada na atmosfera uma quantidade alta de gases tóxicos (CAMPOS, 2007).
De acordo com Guilherme Bastos [1]o asfalto borracha possui o custo 30% mais caro que o convencional, pois, o processo de mistura é mais rigoroso por se tratar de uma tecnologia nova no Brasil que já obteve resultados positivos. Ele precisa de investimento em tecnologia para que sua utilização se torne viável. Alémdisto, há poucos fornecedores disponíveis, o que dificulta à logística e gera mais gasto na implantação do produto.
Os materiais usados para a construção do asfalto borracha são: ligante asfáltico modificado por borracha moída de pneus, agregado graúdo, agregado miúdo, material de enchimento e filer com melhorador de adesividade, se precisar.


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1.História do Asfalto Borracha


Em 1963, Charles McDonald[2], iniciou uma pesquisa verificando os benefícios da incorporação de fragmentos de borracha provenientes da reciclagem de pneus em ligantes asfálticos, quando percebeu que os pneus triturados poderiam proporcionar um material altamente elástico para ser aplicado na pavimentação asfáltico. Com isso, vários estudos e testes foram...
tracking img