As redes sociais como ferramenta de relacionamento virtual: um estudo de caso da percepção dos usuários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As redes sociais como ferramenta de relacionamento virtual: Um estudo de caso da percepção dos usuários
nivaldopsilva@ig.com.br

Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo avaliar a percepção dos usuários das redes sociais como ferramenta de relacionamento virtual. A pesquisa tem como base a literatura relacionada as definições de Redes sociais, relacionamento, popularização dascomunidades virtuais e teorias que esclarecem a forma como se estabelecem as relações interpessoais dentro do ambiente do espaço cibernético. Utilizou-se a pesquisa quantitativa para análise do ambiente de interação, aplicando-se questionários para analise da percepção dos usuários. Isto propiciou a coletar das diferentes percepções sobre a interação do usuário das redes sociais. Através da análisefeita, foi possível verificar que a interatividade tem feito com que as pessoas se centralizem no uso da Internet para construir relacionamentos, e interagindo de forma a ter visibilidade e conseguir se relacionar de fato com os outros usuários da rede.
Palavras-chave: Redes sociais, relacionamento virtual, espaço cibernético, e usuários.

Social networks such as virtual networking tool: A casestudy of user’s perception

Abstract: The present article is meant to examine the perceptions of users of social networks a tool for virtual relationship. The research is based on the literature concerning the definitions of social networks, relationships, popularity of virtual communities and theories that clarify how interpersonal relationships are established within the environment ofcyberspace. We used quantitative research to analyze the interaction environment, applying questionnaires to analyze the users' perception. This led to collecting the different perceptions of the user interaction of social networks. Through analysis, we observed that interactivity has caused people to centralize the use of the Internet to build relationships, and interacting in order to gain visibilityand be able to actually relate to other network users.
Keywords: Social Networking, Internet, virtual relationships, cyberspace, and users.

1. Introdução
Desde a última década assiste-se a ascensão e a popularização do advento da Internet, que derrubou uma série de limitações, incluindo-se nesse contexto as inúmeras facilidades na vida dos usuários, e um simples gesto de clicar no mouse epronto! A pessoa pode se conectar a um mundo virtual, onde estará interagindo, observando, sendo observado por pessoas que muitas vezes nem conhece direito ou desconhece totalmente.
As redes sociais são meio de comunicação que permitem a condução em forma digital de documentos escritos, sons e imagens, entre pessoas e organizações do mundo todo, a conexão à rede mundial é feita entre inúmeroscomputadores espalhados pelo mundo, transformando-se em uma poderosa rede social com vários recursos e serviços disponíveis.
As redes sociais alteram as relações e influencias entre as pessoas, e na forma das empresas se posicionarem na internet. Isso ocorre em função da possibilidade das pessoas, diante da facilidade de publicação, disseminação da informação, atuar como geradores de conteúdo. Entreas inúmeras vantagens, das mais diferentes ordens, há a possibilidade de grupos específicos de pessoas e/ou grupos isolados se comunicarem entre si.
A internet por ser uma rede mundial de computadores interligados, com a finalidade de distribuir informações de modo acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, compartilhando informações, troca de experiências, fazer novas amizades,encontrar amigos e familiares e se relacionar de uma maneira ágil e eficiente no mundo altamente interligado.
2. Internet
O surgimento da internet transformou a rede em infinita encruzilhada, que subverte a noção de espaço local e global, que rompe com sistemas de intermediação tradicional entre emissores e receptores ao permitir que cada nó da rede possa produzir e distribuir mensagens.
A...
tracking img