Igreja do cristo rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IGREJA CRISTO REI DO BAIRRO DO GONZAGA
I. Início e realização de um ideal e fé
No ano de 1908, houve a chegada de centenas de imigrantes japoneses ao Brasil, através do porto de Santos, trazidos pelo lendário navio “Kasato Maru” e entre essas pessoas havia a figura de Shuhei Uetsuka, um jovem idealista, bacharel em Direito e representante da Companhia Imperial de Imigração.
Após a chegada,esses imigrantes foram encaminhados para diversas fazendas de café para dar início à jornada de trabalho como colonos, conforme contrato firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Companhia Imperial de Imigração de Tóquio.
Após quase uma década, no início do mês de março de 1918, Dr. Shuhei Uetsuka, muda-se definitivamente para Hector Legru, hoje denominada de Promissão, a fim de realizara sua ideologia: fazer do trabalho de imigração seu companheiro de vida e, fundar um núcleo modelo de colonização. Junto a ele, vieram diversos grupos vindos das mais variadas partes do Japão, destacando-se os originários da Província de Fukuoka, cuja predominância religiosa era o Catolicismo e tendo neste grupo alguns descendentes diretos de famílias convertidas por obra da evangelizaçãocomeçada por São Francisco Xavier, em 1549.
Na cidade, esse grupo formou um núcleo populacional no chamado Bairro do Gonzaga e para promover apoio a esta comunidade, o Bispo da Diocese de Cafelândia enviou dois sacerdotes da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas), chamados de Pe. Emílio Kircher e Pe. Agostinho Utch, ambos alemães, porém oriundos de missão religiosa no Japão e fluentes na línguajaponesa.
Com a chegada destes padres iniciou-se a construção da primeira capela do Gonzaga, tendo como padroeiro São Domingos. A capela tinha o telhado coberto com telhas comuns e sem forro. O altar apesar de simples possuía um visual elegante adornado com toalhas de linho brando e vermelho. À direita havia um órgão musical, registrando a sensibilidade cultural de uma civilização de nível superiorassociada com a ordem e higiene do ambiente interno da modesta capela, enfatizando o símbolo do Catolicismo, uma raridade entre o povo oriental.
Esta Capela também era palco de reuniões entre os moradores do bairro, a fim de solucionar problemas da comunidade, implantar novas melhorias, decidir sobre a economia do local, sobre as plantações e culturas, todas estas situações orientadas pelos padres elíderes locais. Através da Missão Jesuíta o Bairro do Gonzaga caminhou a passos largos para o progresso, tendo além da capela, instalações importantes como o Clube dos Japoneses, a Escola Primária e o campo de esportes, proporcionando a esta comunidade uma vida digna, com cultura, trabalho e lazer.
Entre as inúmeras assembléias realizadas naquela época, houve em uma delas a decisão de se construiruma gruta em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes e para que isto ocorresse fez-se necessário a vinda de pedras de basalto da cidade de Salto de Avanhandava e o meio de transporte desse material era através de sacos de estopa presos por cordas, transportados nos ombros dos japoneses mais jovens. A escolha e seleção das pedras era realizada pelos padres e estes tinham também a missão de colocaçãodas pedras na formação da gruta.
Em volta a esse crescimento da capela e dos objetos de representação católica, o Bairro do Gonzaga cresceu a passos largos nas áreas de agronomia, construções, educação, cultura e fé. Nesta época a cultura agrária dominante era a cafeicultura e os moradores do local aos poucos foram enriquecendo e isto trouxe ao bairro novos moradores e desta forma um aumento geo-demográfico. O meio de transporte utilizado na época eram as carroças e charretes, pulsionados por animais.
Com o evidente desenvolvimento, foi enviado ao Bairro do Gonzaga mais um jesuíta, conhecido pelo nome de Pe. Geraldo, e este acontecimento gerou a necessidade da construção de um seminário, a fim de abrigar a população missionária e desenvolver mais vocações sacerdotais. O seminário...
tracking img