Pratica de queimadas por pequenos agricultores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A queimada é ainda muito utilizada por muitos agricultores no país, principalmente por agricultores de poucos recursos por se tratar de uma técnica de baixo custo.
Lembramos que não se confunda queimada com incêndio, pois este último é a queimada descontrolada. Em áreas onde ocorrem desmatamentos para produção agrícola é necessário queimar a floresta para que seja gerada umanova área de plantio, porém se esta queimada não for controlada poderá ocasionar um incêndio de grandes proporções.
Não podemos deixar de citar que apesar das queimadas trazerem benefícios á curto prazo na vida do agricultor, elas também causam enormes prejuízos a natureza, aumentando a erosão do solo, afetando a qualidade do ar, prejudicando a biodiversidade e também podem acarretar danos aopatrimônio público e privado quando localizadas próximas a rodovias, rede elétrica e entre limites de áreas agrícolas.
Devido á observação de queimadas nos últimos anos este trabalho realizará uma pesquisa para saber como anda a utilização de queimadas por agricultores do município de Sítio Novo no Tocantins. É de grande importância saber se os agricultores estão utilizando as queimadas de formascorreta, preservando o meio ambiente.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Crimes Contra a Flora
2.1.1 História das queimadas no Brasil

As queimadas no Brasil cresceram muito nos últimos anos. Mas a preocupação com esse assunto já é antiga. Ainda em 1820, José Bonifácio de Andrada e Silva disse que as queimadas são um ato de “ignorância, associada à preguiça e má fé”. Um exemplo dessaescalada é que em 2001 foram registrados 145 mil focos de calor pelos satélites do INPE contra 359 mil em 2002, ou seja, mais que o dobro. Uma média simples de 2000 a 2007 mostra 588 mil focos de calor por ano, com recordes absurdos como os de 2004, quando o INPE registrou 1,2 milhão. As razões para tal crescimento é ampliação da fronteira agrícola e também, no caso de 2004, o clima seco. Em 2006, houveuma queda quando foram 520 mil focos, as explicações foram menor investimento do agronegócio, mais chuvas e a fiscalização intensa. (INDRIUNAS, 2011)
No Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundoestimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as próximas gerações. (ALUNOS OLINE, 2011)

2.2 Situação Atual das Queimadas no Tocantins

Segundodados da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), o Tocantins reduziu em 63% o número de queimadas em 2011. Segundo o monitoramento, houve registro de 481 pontos de queimadas. Em 2010, o estado registrou cerca de 1.313 queimadas no mesmo período. De 2006 a 2010, Tocantins passou de 6º para 2º lugar no ranking nacional de registros de focos de calor. Atualmente, o estadoestá em 4º lugar. (PORTAL DA AMAZÔNIA, 2011)
De acordo o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins, Divaldo Rezende, alguns fatores contribuíram para essa redução, entre eles a ação intensiva e integrada dos diversos órgãos do governo, articuladas pelo Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, com ações integradas deeducação, prevenção e combate às queimadas, a campanha de conscientização e distribuição de materiais, do Programa de Controle das Queimadas no Tocantins - PACQTO, e o investimento em equipamentos e formação de brigadistas para o combate direto aos incêndios. (CONEXÃO TOCANTINS,2011)

2.3 Utilização de Queimadas na Agricultura

Queimada agrícola é o fogo controlado, que tem hora e local...
tracking img