Embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As embalagens ativas vem sendo utilizadas para aumentar a vida de prateleira, melhorar as características sensoriais, evitar as deteriorações química e microbiológica e garantir a segurança dos alimentos, inibindo o crescimento de microrganismos patogênicos. As embalagens inteligentes também são tecnologias inovadoras que monitoram a qualidade e segurança dos alimentos. O objetivo desta revisão édefinir e descrever diferentes tipos e aplicações de embalagens ativas e inteligentes na indústria alimentícia. Dentre os desenvolvimentos em embalagens ativas, merecem destaque os filmes, revestimentos e sachês antimicrobianos e antioxidantes e os filmes aromáticos. Já as embalagens inteligentes são divididas em dois grupos principais, carreadoras de dados, onde estão inseridos o código debarras e as etiquetas por identificação de frequência de rádio (RFID), e indicadoras, que incluem os sensores de tempo-temperatura, gases, toxinas e microrga- nismos. Conclui-se que as embalagens ativas e inteligentes apresentam potencial de aplicação no mercado de alimen- tos, visando garantir e, ou monitorar a qualidade e segurança desses produtos.
INTRODUÇÃO
As embalagens de alimentos sãoestratégias importan-
tes que podem ser decisivas como vantagem competitiva na indústria de alimentos. Portanto, há constante desafio visando atender às exigências dos consumidores, forne- cendo embalagens modernas, práticas, que preservem os
alimentos e sejam viáveis ambiental e economicamente.
Embora as embalagens tradicionais tenham contribuí- do grandemente com os primeiros desenvolvimentos dosistema de distribuição de alimentos, elas não são sufici- entes para atender às novas exigências dos consumido- res por produtos mais próximos ao natural, contendo me- nos conservantes e que sejam seguros. Além disso, há a preocupação recente com a utilização de alimentos como veículo para o bioterrorismo (Yam et al., 2005). Nesse sen- tido, atualmente novas tecnologias de embalagens vêm sendodesenvolvidas em resposta a essa demanda (Dainelli et al., 2008).
Várias denominações para as inovações em embala- gens podem ser encontradas na literatura. Entretanto, merecem destaque as embalagens ativas e inteligentes. De acordo com Soares (1998), embalagens ativas são aquelas que interagem de maneira intencional com o ali- mento, visando melhorar algumas de suas característi- cas. Enquanto asembalagens inteligentes podem ser definidas como aquelas que monitoram as condições do alimento acondicionado ou do ambiente externo à emba- lagem, comunicando-se com o consumidor (Han et al., 2005; Yam et al., 2005).
O objetivo da presente revisão é discutir sobre os de- senvolvimentos recentes na área de embalagens de ali- mentos. O artigo enfatizará os diferentes tipos de embala- gens ativase inteligentes.

EMBALAGENS ATIVAS
As embalagens ativas têm várias funções adicionais
em relação às embalagens passivas, que são limitadas a proteger os alimentos de condições externas. As embala- gens ativas alteram as condições do produto, aumentando sua vida de prateleira, segurança e qualidade e, ou melho- rando suas características sensoriais (Vermeiren et al., 2002).
Nos EUA, noJapão e na Austrália, o conceito de em- balagens ativas está sendo aplicado com sucesso. Na Europa, o desenvolvimento e a aplicação desse tipo de embalagem são ainda limitados, devido às restrições de legislação, resistência do consumidor, necessidade de conhecimento sobre a efetividade aos impactos econômi- co e ambiental (Vermeiren et al., 1999). No Brasil, o desen- volvimento envolvendoembalagens ativas ainda está em nível laboratorial. O laboratório de embalagens da UFV vem desenvolvendo vários projetos de pesquisa nas re- feridas áreas.

Alguns sistemas de embalagens ativas já foram de- senvolvidos e encontram aplicação em produtos disponí- veis no mercado. As principais técnicas em embalagens ativas dizem respeito a substâncias que absorvem oxigê- nio, etileno, umidade e odor, e...
tracking img