As origens da regra de l'hopital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO ESCRITO PARTE I

As Origens da Regra de L'Hopital

Bibliografia: L'Hopital

Guillaume de L'Hopital, seu nome completo levaria um parágrafo inteiro, damos uma versão reduzida: Guillaume - François - Antoine Marquês de L'Hopital, Marques de Saintemesme, Comte d'Entremont e Seigneur d'Ouques - La-Chaise. A família tinha sido um lugar de destaque na França ao longo de muitas geraçõesque remontam ao redor do século 12. Existem diferentes grafias do nome Hôpital; as versões anteriores, sendo L'Hopital ou Lhospital com L'Hôpital de ser uma forma relativamente moderna do nome. Seu pai era Anne-Alexandre de L'Hopital, um tenente-general do exército do rei, ele era conde de Sainte-Mesme e duqeu d'Orleans. Sua mãe Elisabeth Gobelin, filha de Claude Gobelin que era um intendente noexército do rei e um conselheiro do Estado.
Nasceu em 1661 em Paris, hoje lembrado no cálculo de formas indeterminadas pela Regra para calcular os limites das frações cujos numeradores e denominadores fossem próximos de zero, conhecida como Regra de L'Hopital que muitos acreditam que na realidade tenha sido criação de Jean Bernoulli seu professor de matemática leibiriziana.
Esta regra bem conhecidafoi publicada no seu primeiro livro sobre cálculo diferencial impresso: Analyse des Infiniment Petits, publicado em Paris (1686) e que influenciou praticamente toda a matemática do século XVIII. Serviu como oficiak da cavalaria mas saiu com problemas de saúde. À partir daquele momento dirigiu sua atenção para matemática. Em 1691, Johann Bernoulli concordou em aceitar um salário de 300 libras porano de seu antigo aluno L'Hospital oara solucionar problemas de cálculo e manter o ex-aluno atualizado sobre o assunto.
Um desses problemas intitulava-se "Problema 0/0" quando publicou seu livro a regra 0/0 era apresentada como um teorema. Ele reconheceu sua dívida para com Bernoulli e, para não se intitular como único autor, não colocou seu nome no livro. Entretanto, Bernoulli acusou L'Hopitalde plágio por publicar no livro os resultados que ele obtivera.
L'Hopital faleceu em 2 de fevereiro de 1704 em Paris, França.

Bibliografia: Johann Bernoulli (1667-1748)

Matemático suíço nascido em Basel (ou Basiléia), centro universitário suíço, chegou a defender uma tese de doutorado (1690) sobre efervecência e fermentação, pois o pai o queria médico, mas no ano seguinte descobriu-se tãointeressado em cálculo que escreveu doisl ivros que só vieram a ser publicados mais tarde.
Décimo filho de Nicolauss Bernoulli o pai (1623-1708) e de Margaretha Bernoulli e irmão de Jacob Bernoulli (1654-1705), doze anos mais velho. Os dois irmãos iriam ter forte influência nos descendentes da família no gosto pelo desenvolvimento matemático, apesar das objeções dos pais. Sobre a educação delequando criança, escreveu na autobiografia. Orientado pelo irmão Jacob, trabalhou com uma marquês Francês o matemático Antoine L'Hopital (1661-1704), em Paris (1692) a quem após a morte deste acusou-o de plágiom no conteúdo do seu famoso livro mostrando seu gênio irascível que o caracterizou em suas polêmicas, apesar das objeções dos pais dele. Sobre sua educação escreveu na autobiografia e com seuirmão mais velho de quem inicilamente foi aluno e amigo, tornou-se grande rival, especialmente após a nomeação de Jacob para a cadeira de matemática em Basel, vaga pretendida por ele, por isso teve que mudar para a Holanda (1695).
Ensinou matemática por dez anos na Holanda e voltou para ocupar a cadeira do irmão, após sua morte. Também fez contribuições importantes à mecânica com um trabalho deenergia cinética. Sua principal obra foi Opera Omnia (1742). Foi um dos sócios estrangeiros eleitos para a Académie des Sciences de Paris e Fellow da Sociedade Real de Londres (1712), na qual ganhou por duas vezes o cobiçado prêmio bienal da Académie. Também foi membro de academias científicas de Berlim, Londres, São Petersburgo e Bolanha. Morreu na sua cidade natal e foi o pai e professor de...
tracking img