Farmacologia - mediadores quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Sistema Cinina O sistema gerador de cinina é também importante na formação de mediadores no sangue. Esse sistema resulta na liberação de bradicinina, um nonapeptídeo que aumenta a permeabilidadevascular, provoca vasodilatação, hipotensão, dor, contração de muitos tipos de músculo liso e ativação de fosfolipase A2 com ativação auxiliar do metabolismo celular do ácido aracdônico. A ação dabradicinina tem curta duração porque ela é rapidamente inativada por uma enzima chamada cininase.
3. Sistema de Coagulação O passo final da cascata de coagulação é a conversão do fibrinogênio em fibrinaatravés da ação da trombina. Durante essa conversão são formados fibrinopeptídeos, os quais induzem um aumento da permeabilidade vascular e da atividade quimiotática leucocitária.
II) PROTEASESLISOSSOMAIS Os neutrófilos e monócitos possuem grânulos lisossômicos que, quando liberados, podem contribuir para a resposta inflamatória. Os neutrófilos possuem em seus grânulos específicos, além deoutras enzimas, proteínas catiônicas, hidrolases ácidas e algumas proteases neutras.
PROTEOGLICANAS Os grânulos dos mastócitos e basófilos são ricos em proteoglicanas, que formam a matriz estruturaldesses grânulos e que também servem de sítios de ligação para a heparina e outros mediadores. Essas devem ser as funções primárias do sulfato de condroitina que está presente em tais grânulos. Outrasproteoglicanas, entretanto, também têm uma atividade regulatória intrínseca. Por exemplo, a principal proteoglicana granular nos mastócitos humanos é a heparina, que tem atividade anticoagulante e também écapaz de modular a atividade da triptase.
FATORES DE CRESCIMENTO TGF-b : funciona tanto como um fator de inibição como de estímulo. TGF-b é um inibidor de crescimento para a maioria das célulasepiteliais em cultura. Seu efeito sobre os fibroblastos e as células musculares lisas depende da concentração e das condições de cultura. Em baixas concentrações, ele induz a síntese e a secreção de...
tracking img