As comunidades e as culturas surdas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Discente
Acadêmica: Roselaine Waskievicz
Professora: Monique Giusti Reveileau
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)




As Comunidades e as Culturassurdas




As comunidades surdas estão espalhadas por todo o país e como o Brasil é muito grande e diversificado, as pessoas possuem diferenças regionais que são evidentes entre elas.Estas diferenças também geram algumas variações linguísticas que percebemos isso com facilidade.
Vejo pessoas surdas que foram alfabetizadas depois de uma certa idade, e elas sinalizam algumaspalavras de um modo diferente das que eu conheço, isso só ocorre por que elas vieram de outro estado, mas, isso não as torna diferente, por que elas podem se adaptar com a cultura daqui como a gentepode se adaptar à cultura deles tornando-os todos iguais de um certo modo, ressaltando suas dificuldades sem deixar de destacar suas habilidades que são bem maiores.
A cultura surda é o jeito deuma pessoa surda entender o mundo e de certo modo modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as percepções visuais.
Muitas pessoas não deficientes ficam confusasquando encontram uma pessoa com deficiência. Mas esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência entre pessoas com deficiência e nãodeficientes.
Todos sentem a necessidade de ser entendidos. Aparentes inabilidades podem empanar as verdadeiras habilidades e criatividades do surdo. Contudo, quando os ouvintes interessam-sesinceramente em entender a cultura surda e a língua de sinais natural, e encaram os surdos como pessoas “capacitadas”, todos se beneficiam.
Por fim destaco essa citação do Cazuza, que fala por siprópria, sem mais explicações.




“ Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos! ”
CAZUZA...
tracking img