A cultura e comunidade dos surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DO CURSO DE


L I B R A S












A CULTURA E COMUNIDADE DOS SURDOS





A Surdez como uma Cultura


Com o passar do tempo, nos grupos humanos, forma-se um conjunto de pessoas, resultante das experiências de seus membros e todas postas em comum. Ao conjunto das imposições de conviver de um grupo é chamado "Cultura". Numa visão antropológica,é um conjunto sobredeterminado de valores, através dos quais um grupo de sujeitos, mesmo que mantidas diferenças individuais, pratica um mesmo modo de refletir sobre si mesmo e sobre o universo, podendo, assim, viver junto, partilhando crenças e costumes comuns. É aprendida socialmente.
Surdez é mais do que uma condição médica. Para os indivíduos que são surdos, a surdez não é apenas ter"ouvidos doentes". Eles pertencem a uma comunidade, uma cultura. Neste sentido, a surdez é única entre os tipos de deficiência.
Ao longo dos séculos, os surdos foram formando uma cultura própria centrada principalmente em sua forma sinalizada de comunicação, com modelo cultural diferente dos ouvintes. Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupodiferente de outros grupos.
Do ponto de vista social e familiar, surgem problemas de origens comuns que são vistas sob dois aspectos, o preconceito social e a presença de um diferente sobre o dinamismo familiar, decorrendo daí as causas que tem gerado a formação de organizações próprias de surdos em defesa de uma causa comum. Em quase todas as cidades do mundo, vamos encontrar associações desurdos onde eles se reúnem e convivem socialmente.
O sentido da cultura é mais forte entre aqueles em que a linguagem gestual é o seu idioma principal. É este vínculo linguístico, talvez mais do que outros fatores, que liga os membros desta comunidade. Em muitos aspectos, o caráter social da cultura surda pode ser comparado à cultura de certos países, em geral, ou seja, da mesma forma que existe umforte sentimento de orgulho entre a cultura das regiões e países, existe um sentimento de orgulho entre os surdos, e eles gozam do estatuto de minoria cultural e linguística.
Surdez é muito mais do que um fenômeno fisiológico. É um modo de vida. Nas últimas décadas, a linguagem tem desempenhado um papel cada vez mais centralizador na unificação cultural da comunidade surda.
Existem pessoassurdas que não utilizam a linguagem dos sinais. Essas pessoas geralmente têm sido levantadas a seguirem a tradição oral, o que significa que eles foram educados e ensinados a se expressar vocalicamente, e também para "ler os lábios" dos outros, mas a maior desvantagem desta abordagem é que a leitura labial é uma arte inexata, que incluem intuição e adivinhação. Leitores de Lábios são capazes decompreender cerca de 40 a 60% do que os outros dizem, e devem preencher os espaços "em branco" do resto da conversa, isto até mesmo depois de muitos anos de formação e prática.
A tradição de leitura dos lábios era mais comum durante a maior parte do século 20. Foi então, na década de 1970, que os educadores começaram a abordagem desta questão mais a sério para incentivar o uso da linguagem gestual comoprincipal meio de comunicação.
O caso de se considerar a linguagem gestual como uma língua própria nem sequer foi reconhecida para a maior parte das pessoas, incluindo muitos dos surdos que se utilizam dela. A Linguagem gestual foi durante muito tempo considerada como um sistema de gestos que não cumpriam a completa funcionalidade de uma verdadeira Língua. Estudos mais recentes, porém, têmconfirmado que a linguagem gestual tem uma complexa estrutura de sintaxe e gramática como no caso das verdadeiras linguagens, e também ativa os mesmos neurônios da região do tecido cerebral responsável pelas atividades que fazem parte das atividades com outros idiomas.


A Comunidade dos Surdos



Uma comunidade é um sistema social geral, no qual pessoas vivem juntas, compartilham metas...
tracking img