Artigo responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência:
OLIVEIRA, José Antonio Puppim de. Uma avaliação dos balanços sociais das 500 maiores.
RAEelectron.[online] 2005,vol.4, n.1, pp.0-0. ISSN1676-5648.
http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482005000100002.

Classificação:

Artigo

Método:

Foi feita uma avaliação socioambiental de 500 empresas que constam no ranking das maiores empresas não- financeiras divulgadas pela FundaçãoGetúlio Vargas em agosto de 2002 com dados relativos a 2001. O objetivo deste artigo é analisar se estas empresas estão divulgando informações de caráter sócio ambiental de forma organizada.
Para a coleta de dados foi utilizada como fonte principal as informações publicadas pelas próprias empresas através de seus balanços sociais, seus relatórios anuais ou outros documentos disponíveis aopúblico.
Durante o processo de coleta de informações percebemos que algumas empresas não reconhecem imediatamente o significado de balanço social ou informações sócio-ambientais.

Problema:

Dos balanços selecionados inicialmente um grupo de empresas apresentou em 2002 dados de 2001 de forma a poder colher as informações para comparações nos diversos intens a serem analisados de formabastante objetiva. Nesta pesquisa buscou-se avaliar a transparência das empresas em seus critérios e qualidades de divulgação das suas informações sócio-ambientais disponíveis ao público de uma empresa e o comprometimento social desta empresa e somente com informações detalhadas e confiáveis seus stakeholders podem avaliar se realmente a empresa esta cumprindo suas responsabilidades frente asociedade.

Resultado:

A publicação de balanços sociais por empresas brasileiras vem se tornando uma realidade, sem entrar em mérito sobre a qualidade das informações, o número de empresas brasileiras que publicam balanços sociais já é relativamente alto, chegando a 46% das 100 maiores empresas S.A. não-financeiras, mesmo quando comparado internacionalmente.
No campo ambiental, a nova Lei10.650/2003 garante acesso público as informações existentes nos órgãos ambientais de todos os níveis de governo. Isto pode servir de balizamento para os stakeholders na hora de checar as informações apresentadas pelos balanços sociais.
Uma empresa que não publica balanço não indica que seja menos socialmente responsável que outras que publicam. Muitos executivos pensam que responsabilidadesocial é cumprir a lei, e se a lei não pede não desse deve publicar. Porem o interesse do balanço social é divulgar informações para todos os stakeholders, e não somente para os fiscalizadores da lei, no caso o Estado. A publicação do BS mostra que a empresa está fazendo um esforço de pelo menos sistematizar e divulgar informações de caráter sócio-ambiental, que podem ser criticadas pelasociedade.
Alguns autores pensam que a obrigatoriedade e padronização dos balanços sociais acontecerão quando houver uma mudança na conscientização e poder dos stakeholders para que possam influenciar esta obrigatoriedade (Roberts, 1998). Alem disso, é preciso que já estejam bem desenvolvidos requerimentos para atestar a qualidade das informações e formatos que possam servir para disseminarinformações de forma confiável, o que não existe no momento. Porém para isto é necessário termos um melhor amadurecimento do conceito de responsabilidade social corporativa. Com base nesta pesquisa poderíamos recomendar ações pontuais para melhorar o papel do balanço social como ferramenta de construção da responsabilidade social de empresas, antes que esta ferramenta perca a credibilidade devido a formasem critérios como vem sendo publicada por muitas empresas, isto incluiria ações como a padronização das informações divulgadas, inclusão das fontes dos dados , auditorias independentes e inserção da opinião dos stakeholdes mais críticos.


|  
  |   |
|

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário...
tracking img