Artigo investimentos a longo prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Investimentos a Longo Prazo: como garantir rendimentos futuros

Marcos Vinícius Iankous Caixeta*[1]

RESUMO

Palavras-chave: Investimentos a longo prazo; investidor; vantagens; desvantagens; lucro; rentabilidade.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Rodrigues (2009),

A gestão financeira consiste no planejamento, análise, e tomada de decisões relacionadas com a gestão dodinheiro. Uma boa gestão do orçamento familiar resulta assim de um equilíbrio entras as receitas e as despesas, ou seja, entre o que se ganha e o que se gasta.

Uma boa gestão financeira além de dar uma estabilidade orçamentária permite que possam ser realizados investimentos a longo prazo que futuramente venham a incrementar seus ganhos pessoais.

O profissional tem o dever de auxiliar o investidorna melhor tomada de decisões, identificando os caminhos para poder gerir da melhor forma possível o seu investimento.

No decorrer deste trabalho, verificou-se a importância de realizar uma gestão financeira pessoal estratégica, os benefícios e riscos de realizar investimentos a longo prazo nas mais variadas opções do.

Segundo Marion (2003, p.25), “a função básica do contador é produzirinformações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.”

2 GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

A dificuldade em controlar e equilibrar seus ganhos com suas despesas ocorre por desconhecimento dos princípios da administração financeira e diversas vezes o salário ganho com sacrifício e muito esforço acaba sendo mal utilizado.

Segundo o Portal Transforma (2010), em pesquisa realizada peloIBGE (2010), 85% das famílias brasileiras têm algum tipo de dificuldade financeira e tais dificuldades não dizem respeito apenas à renda adquirida, mas também ao endividamento com juros altos, pagos devidos a empréstimos realizados e a falta de controle de gastos realizados.

2.1 Conceitos

Segundo Rodrigues (2009),

A gestão financeira consiste no planejamento, análise, etomada de decisões relacionadas com a gestão do dinheiro. Uma boa gestão do orçamento familiar resulta assim de um equilíbrio entras as receitas e as despesas, ou seja, entre o que se ganha e o que se gasta.

O Portal Dinheiropedia (2009), relata que para alcançar este equilibrio é essencial que seja alcançada uma administração saudável das finanças. Por essa razão, cada família deve começarpor identificar onde é gasto o dinheiro e extinguir o desperdício financeiro, de forma que possa aumentar o seu rendimento disponível, para a realização de novos projetos. Muitas famílias não tem ideia do dinheiro gasto em coisas supérfluas.

2.2 Receita e despesa

Para realizar um investimento é aconselhável que se entenda melhor a relação entre receita e despesa no que se refere à rendafamiliar, assim segundo Hoji (2007), A receita familiar é o valor recebido, na maioria das vezes de forma periódica, como remuneração do trabalho ou serviço prestado (salário, retirada de pró-labore etc.), aluguel, juro, lucro de operações comerciais. As despesas são gastos que, uma vez já consumidos, não podem ser vendidos ou convertidos em dinheiro, mas são essenciais para a manutenção e sobrevivênciada família. Exemplos: pagamento de aluguel, compra de alimentação para a família, gasto com despesas hospitalares, pagamento de taxas e impostos etc. Segundo Martins (2003, apud HOJI, 2007, p.32), “despesa é bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para gerar receita”.

Ainda conforme Hoji (2007), se a receita é maior do que as despesas, ocorre uma sobra de dinheiro, que pode serchamada de superávit de caixa e que eventualmente pode ser aplicada em investimento. Se a receita é menor do que as despesas, ocorre uma situação em que falta dinheiro, isto é, existe déficit de caixa e para cobrir este déficit, a pessoa precisa recorrer a empréstimos ou vender ou resgatar partes dos investimentos, caso já os possua.

2.3 Planejamento financeiro

Ennes (2006, apud GRUSSNER, 2007),...
tracking img