Ordem lepidoptera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORDEM LEPIDOPTERA

A ordem Lepidoptera compreende os insetos conhecidos por borboletas e mariposas. As asas são recobertas por escamas que se destacam facilmente quando estes insetos são manuseados. Depois de Coleoptera, esta é a ordem que apresenta o maior número de espécies conhecidas (cerca de 150.000). O maior número de pragas da agricultura é constituído por seus representantes;apesar dos adultos não causarem nenhum dano, suas formas larvais (lagartas, de hábitos fitófagos) são muito prejudiciais, atacando todas as partes das plantas e causando enormes prejuízos.

A maneira de se alimentar difere de espécie para espécie; assim, as lagartas maiores geralmente comem a borda das folhas e consomem tudo, exceto as grandes nervuras; as lagartas menores deixam apenas oesqueleto da folha, ou nela cavam pequenos buracos; muitas larvas vivem dentro das folhas (bicho mineiro), onde fazem galerias que podem ser lineares, sinuosas, ou em forma de mancha; algumas são formadoras de tumores (galhas), e outras perfuram frutos, caules e outras partes das plantas; existem lagartas canibais e algumas poucas são predadoras de outros insetos.

As lagartas, do tipoeruciforme, têm a cabeça hipognata e destacada do resto do corpo, com aparelho bucal mastigador. O tórax apresenta 3 pares de pernas verdadeiras, importantes para sua locomoção; o abdome apresenta 11 segmentos, sendo os 3 últimos fundidos entre si; a maior parte das lagartas apresenta 5 pares de falsas pernas abdominais, sendo que às vezes este número é reduzido (como em Geometroidea, que apresentaapenas 2 pares, 1 no 6o urômero e outro no último urômero). Existem lagartas cujo dorso ou ventre é dotado de saliências ou expansões carnosas, e movimentam-se como lesmas, sendo conhecidas como "lagarta-aranha" ou "lagarta-gelatina".

O corpo das lagartas é geralmente recoberto por pelos ou cerdas, muitos dos quais são urticantes. O arranjo e distribuição destes pelos recebe o nome dequetotaxia e tem importância taxonômica na identificação de larvas. A coloração das lagartas é muito variável, geralmente assemelhando-se ao meio em que vivem (camuflagem contra predadores). As lagartas apresentam glândulas de seda bem desenvolvidas, e que são glândulas salivares modificadas que se abrem no lábio inferior; o fio da seda é constituído por 2 fios, formados pelas 2 glândulas que, ao passarempelo canal excretor único (espinarete ou fiandeira) são unidos, solidificando-se rapidamente em contato com o ar. Muitas lagartas utilizam esta seda para fazer casulos, e outras, para abrigos; as enroladoras ou dobradoras de folhas enrolam ou dobram a folha e amarram-na com seda; outras lagartas amarram algumas folhas umas às outras; algumas espécies gregárias, como as lagartas de tenda(Lasiocampidae) fabricam um grande abrigo comum formado por muitas folhas e mesmo galhos inteiros unidos por fios de seda.

Existem também glândulas repelentes que agem como meio de defesa, como ocorre em Papilionidae, em forma de um processo bífido semelhante à letra "Y", o osmetério, que é evertido quando a lagarta é tocada.

Os pelos urticantes são ligados a glândulas secretoras equebram-se com facilidade, liberando assim a substância urticante que causa desde queimaduras ligeiras até lesões mais intensas com formação de vesículas, reações ganglionares e febre. As lagartas deste tipo são popularmente conhecidas como "taturanas" ou “sassoranas”.

Quando as lagartas completam o seu desenvolvimento cessam de se alimentar e procuram um local adequado para a pupação. Aspupas ou crisálidas podem ser de vários tipos: fixas - quando se fixam pela extremidade inferior e ficam de cabeça para baixo (através do cremáster), ou presas horizontalmente por uma cinta de fios de seda que circunda o meio do corpo; nuas - como ocorre nas famílias Sphingidae e Noctuidae, que se transformam em crisálidas geralmente no chão; encerradas em casulos - como o bicho da seda; ou...
tracking img