Borboleta um inseto da ordem lepidoptera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BORBOLETA: UM INSETO DA ORDEM LEPIDÓPTERA
Andrielli Cristina Wolf Jaqueline Ines Bavaresco Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas (BID0140) – Prática Acadêmica/modúlo III 09/07/11

RESUMO As borboletas são insetos da ordem lepidóptera, a qual é uma palavra de origem grega que significa asas escamosas, onde também fazem parte asmariposas, porém estas não são do mesmo grupo das borboletas. Elas são insetos de metamorfose completa, e seu ciclo de vida é de seis meses em média. Para se obter um estudo que despertasse olhares foram empregados os usos de alguns materiais e técnicas, como gráficos com representações dos dados fornecidos por entrevistados e fotos de lepidópteros. Apesar das borboletas serem animais facilmenteencontrados, o conhecimento sobre este inseto é bastante superficial e equivocado. Palavras-chave: Asas escamosas. Metamorfose completa. Conhecimento superficial e equivocado.

1 INTRODUÇÃO

As borboletas são seres vivos classificados cientificamente como da ordem Lepidóptera, a qual é uma palavra de origem grega que significa asas escamosas, onde também fazem parte as mariposas, porém estasnão pertencem ao grupo das borboletas. Assim como todos os insetos as borboletas possuem um exoesqueleto e três segmentos no corpo (cabeça, tórax e abdômen).

Elas são insetos de vida curta, desde a fase ovo até a adulta vivem em média seis meses, mas é neste curto período de tempo que acontece uma das mais incríveis transformações da natureza, uma metamorfose rica em detalhes, onde lagartas quemuitas vezes são vistas como pragas em lavouras e seres que causam arrepio pela sua aparência, se transformam em seres belos, que contribuem na polinização das plantas. Uma metamorfose símbolo de vencer barreiras em prol da liberdade que nos remete a se aprofundar no porque das coisas, um animal tão frágil e sensível tem muito a ensinar a nós seres humanos que nem sempre encaramos a vida como elaé.

Fazer com que este tipo de bicho receba mais atenção em estudos, um maior discernimento sobre seu ciclo de vida, esclarecer a importância deles para a natureza, sua contribuição na

2

polinização das plantas, enfatizar que as borboletas não são animais pacatos, que tem apenas um colorido bonito nas asas e fica voando livremente entre plantas, mas que além de tudo isso elas trazem umacontribuição ecologicamente positiva para o ambiente em que vivem.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA “Borboletas apresentam ciclos complexos (lagartas e adultos sofrem pressões distintas) e relativamente curtos (se desenvolvem em poucas semanas), são facilmente observadas e amostradas, podendo ser estudadas com facilidade por métodos padronizados.” (Freitas et al. 2003, Uehara-Prado et al. 2007). SegundoBrown (1991) e Freitas et al. (2006):

Com o avanço das pesquisas em Biologia da Conservação, nos últimos anos as borboletas conquistaram um lugar de destaque como indicadores biológicos, dada sua sensibilidade comprovada às mudanças ambientais mesmo que muito sutis. Por este motivo, borboletas têm sido usadas cada vez mais em diagnósticos rápidos, estudos comparativos, relatórios de impactoambiental e monitoramento.

O ciclo de vida das borboletas é dividido em quatro etapas: ovo, lagarta, pupa e imago. Na fase pupa acontece à metamorfose dentro da crisálida, e no imago ela se apresenta na forma adulta, onde seu estado morfológico é de uma borboleta que todos conhecem.

As borboletas se alimentação através do néctar das flores, frutos, tanto frescos como em decomposição e saisminerais, os quais elas absorvem de fezes e urina de animais, solos úmidos e poças rasas de água.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada na cidade de Colíder, no estado de Mato Grosso, no CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos, que se localiza na Travessa dos Parecis, n° 20 – centro. Os entrevistados foram 27 estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio, com idade entre 20 a 40...
tracking img