Pilhas e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pilhas e baterias
Uma pilha ou bateria é um dispositivo que transforma energia química em energia eléctrica. Os termos são usados indistintamente, no entanto, Pilha é constituída por dois únicos eletrodos, Bateria é um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo. A pilha tem três partes: os electrodos, o electrólito e o recipiente.
Os electrodos são os condutores de corrente da pilha.
Oelectrólito é a solução que age sobre os electrodos.
O recipiente guarda o electrólito e suporta os electrodos.
Existem dois tipos básicos de pilhas.
A pilha primária é uma pilha na qual a reacção química acaba por destruir um dos electrodos, normalmente o negativo. A pilha primária não pode ser recarregada.
A pilha secundária é uma pilha na qual as acções químicas alteram os electrodos e oelectrólito. Os electrodos e o electrólito podem ser restaurados à sua condição original pela recarga da pilha.
Acção Electroquímica é o processo de conversão de energia química em energia eléctrica.
O ânodo é o electrodo positivo de uma pilha.
O cátodo é o electrodo negativo de uma pilha.
Capacidade de uma bateria
A capacidade de uma bateria define a sua a capacidade energética é expressaem ampere-hora (1 A·h = 3600 coulombs). Se uma bateria debita um ampere (1 A) de corrente (fluxo) por uma hora, tem uma capacidade de 1 A·h. Se puder fornecer 1 A por 10 horas, sua capacidade é 10 A·h.
Associação Baterias
A maior parte dos aparelhos que usa pilhas necessita, quase sempre, mais uma pilha. As pilhas podem associar-se em série e paralelo. Nas ligações em série a tensão aumenta, nasligações em paralelo a bateria pode fornecer maior corrente mas a tensão mantêm-se igual a cada uma delas individualmente.
Alcalinas
As pilhas alcalinas são as usadas normalmente em lanternas, rádios, etc...

Vantagens: custo baixo, são vulgares podem-se encontrar com facilidade em qualquer lugar, durabilidade e potencia elevada para seu tamanho/peso.

Bateria Alcanina
BateriasDesvantagens: a grande maioria dos modelos comercializados não pode ser recarregada e geralmente é necessária a utilização de suportes para utilização nos diversos dispositivos.

Carregador de Baterias Alcalinas

Baterias de Chumbo

Bateria Chumbo
As Baterias chumbo-ácido foram inventadas no Séc. XIX, tem como componentes básicos o chumbo ou óxido de chumbo e o ácido sulfúrico.
Vantagens: custorelativamente baixo, resistência a grandes variações de temperatura e grande durabilidade.
Desvantagens: pesada, demora bastante tempo a ser carregada, descarrega-se rapidamente, sofre uma diminuição (pequena, mas constante) de voltagem durante sua utilização e não pode ser recarregada totalmente com tanta frequência como os outros tipos. A sua melhor utilização é esporádica, uma vez que estetipo de bateria é desenhado para ser constantemente carregada e eventualmente descarregada (ex.: é o tipo utilizado em automóveis, sendo carregada com o motor em funcionamento e descarrega nos arrancas ou no funcionamento de dispositivos com o veiculo desligado).
Carregador Baterias Chumbo
Carregador Baterias Automático

Lítio

Bateria Lítio
A pilha de Lítio popularizou-se com o aparecimentode micro circuitos electrónicos utilizados em relógios, jogos, etc...
Vantagens: destaca-se entre os demais tipos por descarregar-se muito lentamente quando armazenada carregada (em média 10% ao mês), e pelo tempo de recarga baixo. Entre todos os outros tipos, são as mais leves. Oferecem cerca do dobro da capacidade de uma bateria do tipo NiMH com o mesmo tamanho. O tempo de recarga também é omais rápido quando comparado aos demais tipos.

Desvantagens: custo elevado.

Bateria Níquel-cádmio (NiCd)
Níquel-cádmio (NiCd)
A bateria de níquel-cádmio (NiCd) foi inventada no Séc.XX.
Vantagens: potencial energético maior do que o da de chumbo-ácido, o que faz com que seja de 20 a 50% mais leve, proporcionando um tempo de utilização superior para o mesmo peso. Não sofre queda de...
tracking img