Artigo do livro pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Pai Rico, Pai Pobre
O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro

Cristiane Ribeiro de Oliveira Rodrigues Ferreira


RESUMO
Neste estudo de caso de caráter qualitativo serão abordados os capítulos 1, 4, 7, 8 e 10 do livro “Pai rico, Pai pobre”. O capítulo 1 – Pai rico, Pai pobre – relata a história de Robert, um garoto de 9 anos que diziater dois pais: um rico e outro pobre. Um era muito instruído, o outro nem mesmo concluiu o segundo grau. Ambos foram bem-sucedidos em suas carreiras, auferindo rendas consideráveis. Porém, um deles sempre enfrentou dificuldades financeiras, e o outro se tornou o homem mais rico do Havaí. O capítulo 4 – Cuide de seus negócios – trata de explanar a diferença entre profissão e negócio, que, segundoo autor, são dois assuntos distintos. O capítulo 7 – Trabalhe para aprender, não trabalhe pelo dinheiro – mostra que mais importante do que trabalhar para ganhar dinheiro é trabalhar para aprender, pois, uma vez que expandimos nossos conhecimentos, teremos mais chances de ganharmos dinheiro. O capítulo 8 – Como superar obstáculos – trata da independência financeira e de como é importante superarobstáculos. O capítulo 10 – Ainda quer mais? – mostra a necessidade de transformarmos nossos pensamentos em ações.

Palavras–chaves: Trabalho. Dinheiro. Independência financeira. Aprendizado. Negócio.


Capítulo 1
Pai rico, Pai pobre

“Você é bem-sucedido a partir do instante em que decide ser.” (Silmar Coelho)

Trata-se da história de Robert, um garoto de 9 anos que tinha dois pais: umrico e um pobre. Ambos bem-sucedidos, mas de opiniões bem diferentes em relação a dinheiro. Contudo, um sempre enfrentou dificuldades financeiras, outro se tornou o homem mais rico da Havaí. Um morreu deixando milhões, o outro deixou contas a pagar.
A história gira em torno de dois pais – que o autor considera como seus – que acreditavam em formações diferentes. Um acreditava na formaçãointelectual, outro na financeira.
De maneira clara, o autor fala da necessidade de aprender a lidar com dinheiro, aconselhando a pensar diferente, a assumir riscos e deixar de lado o medo se quiser de fato conquistar a independência financeira, pois só assim é possível acumular experiência e obter sucesso.
Tem como objetivo repassar aos leitores a forma como se deve trabalhar com finanças, defendo umatese de que na escola tradicional não se ensina a ganhar dinheiro, e se concentra somente nas habilidades acadêmicas e profissionais, e não nas habilidades financeiras. Portanto, boa escola e boas notas não são sinônimos de riqueza, o que quer dizer que nem sempre um intelectual pode ser um bom investidor.
Na verdade esta história não se dirige apenas a administradores, uma vez que muitos de seusconceitos podem ser aplicados no cotidiano de qualquer pessoa, mas sua idéia é voltada mais para aqueles que querem saber como ganhar dinheiro e investir. E por ser finanças um tema sempre atual, certamente esta obra é de bastante utilidade para o leitor que busca esclarecimento a respeito deste assunto.
Sua literatura simples, mas rica em sua abordagem, é a característica especial, uma vez quefacilita muito a sua compreensão. Apesar de se tratar de um tema específico, neste capítulo não são exigidos conhecimentos prévios, já que sua escrita simples e direta faz com o leitor não tenha dificuldade de captar sua mensagem. Pelo contrário, ele se prende em sua narrativa envolvente do início ao fim.



Capítulo 4
Cuide de seus negócios

Distinguir a diferença entre profissão e negócioé o assunto deste capítulo. Simples e direto Robert esclarece que nem sempre o seu trabalho é o seu negócio, o que causa muita confusão entre pessoas que não entendem essa diferença. E é exatamente este o objetivo do autor: explanar o enorme abismo entre estes dois mundos.
Para deixar isso mais claro, ele usa como exemplo o caso de Ray Croc, fundador do McDonald’s. Enquanto muita gente acha...
tracking img