Artigo densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INICIAÇÃO: PRIMEIRO CONTATO COM OS INSTRUMENTOS DE LABORATÓRIO COMO PROVETA, BASTÃO E BÉQUER, CALCULO DA DENSIDADE DE UM PARAFUSO.

Resumo: Este trabalho relata os resultados da aprendizagemsobre aula laboratorial na disciplina de química, onde foram conhecidos alguns materiais de vidraria de laboratório, aprendendo também o que significa um menisco e qual a sua função e como se calcula adensidade de um material, isto em laboratório.
Palavras chave: laboratório, menisco, densidade.

1. Introdução
A disciplina de química é bastante complexa mais ao mesmo tempo bastante interessante,pois, convivemos com ela no dia-a-dia em tudo o que fazemos quando abastecemos o carro, por exemplo, a gasolina é um elemento químico, até mesmo quando tomamos água ou um refrigerante isto é um elementoquímico.
O principal foco do referido artigo é a descrição primeiro contato com os materiais laboratoriais e de inicio verificar uma das fórmulas como por ex: a da densidade que estavam sendorepassadas somente na teoria, confirmar sua veracidade aula na prática laboratorial.

2.Desenvolvimento
Sobre o menisco podemos observar a medida exata dentro da proveta. Sem a qual não seria possível seter a medição devido a proveta ser um recipiente com fundo curvo, impossibilitando sua visualização correta das medidas.

(...) Mas por que o líquido dentro do recipiente toma esta forma curva? Asmoléculas do vidro são atraídas pelas moléculas do tubo de vidro, as forças intermoleculares atuantes neste caso são maiores que entre as moléculas do próprio líquido. Isto dá origem ao¨menisco¨, uma formacurvada na parte superior do líquido. Conclusão: o menisco é formado pela atração do líquido pelo vidro, uma forma de querer grudar¨, se não fosse por isso teríamos uma linha horizontal retademarcando o volume do líquido.(http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/de-olho-no-menisco.htm)

Quanto aos materiais laboratoriais de vidraria, foram apresentados a proveta, Béquer e Bastão,...
tracking img