Fitopatologia i tem tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNGOS
Organismos eucarióticos, Aclorofilados (heterotróficos), Nutrição por absorção, Produzem esporos, Se reproduzem tanto sexuada quanto assexuadamente tendo um corpo usualmente composto de filamentos ramificados (conhecidos como hifas) envolto por uma parede celular.
Importância
Importância ecológica: Decomposição da matéria orgânica Pedogênese (processo de formação do solo) Micorrizas(associações entre fungos e raízes: nutrição) Fungos endofíticos (associação mutualística com a parte aérea de plantas superiores) Inimigos naturais.
Heróis: Fabricação de bebidas alcoólicas e produção de álcool
Fabricação de queijos Medicamentos (ergometrina, penicilina, etc) Produção de ácidos orgânicos (ácido cítrico) Consumo direto (champignon) Panificação Controle biológico
Vilões:Doenças em humanos (aftas, alergias, micoses, ergotismo, dermatomicoses...) Intoxicações em humanos (cogumelos selvagens) Doenças e intoxicações de animais domésticos Doenças de plantas Decomposição de madeira, tecidos, couros, alimentos e outros produtos naturais
Fase Vegetativa
Através da hifas o fungo coloniza o seu substrato, absorvendo água e nutrientes. Comumente as hifas liberamenzimas, que atuam na decomposição das substâncias mais complexas presentes no substrato, tornando-as assimiláveis.
Modificações na estrutura
Cordões miceliais: agregado de hifas, de estrutura mais simples que o rizomorfos, formando filamentos visíveis a olho nu que se estendem no solo a partir de raízes infectadas. Ocorrem também sobre substrato lenhoso ou serapilheira em decomposição. Comumentre os basidiomicetos ectomicorrízicos, exercendo funções no transporte de água e nutrientes do solo para a planta, da planta para o fungo (basidiocarpo) ou de uma planta para outra.
Rizomorfos – agregado de hifas, formando uma estrutura semelhante a uma raiz de planta, com um meristema apical bem definido. É constituído de uma camada externa de células pequenas, escuras, arredondadas, e uma parteinterna de células incolores e alongadas. Tem importantes funções na sobrevivência e do fungo, bem como na penetração e nutrição do hospedeiro.
Esclerócios ou escleródios: massa de hifas enoveladas, comumente arredondada, escura, de consistência firme e formato diversos, que desempenha importante papel na sobrevivência de fungos veiculados pelo solo. (estruturas de resistência capazes depermanecerem dormentes por períodos de tempo longos)
Apressório: estrutura achatada, formada pelo intumecimento de uma hifa ou de um tubo germinativo que funciona como uma ventosa, aderindo o fungo ao substrato e em fungos parasitos participando do aparato de penetração do tecido do organismo hospedeiro
Haustórios: (do grego haustor = sugador). Prolongamentos de hifas, em forma de botão, raíz ououtras formas, e que o fungo lança para dentro das células do hospedeiro e que fica em contato direto com a parede celular do hospedeiro. Tem por função a absorção de nutrientes.
Rizóides e rizomicélios: estrutura semelhante à raiz de plantas, ramificada, filamentosa, que atua na absorção de nutrientes do substrato e serve também para fixação e exploração do substrato. Está presente em algunsgrupos de fungos.
Armadilhas - laços “enforcadores” de nematóides, botões grudentos e outras estruturas que funcionam como armadilhas produzidas por grupos de “fungos predadores”.
Fase Reprodutiva
Assexuada - Não há troca de material genético - Necessita apenas de um indivíduo
Sexuada - Há troca de material genético - Indivíduos geneticamente compatíveis
Fase associada com os esporosassexuais= fase imperfeita do fungo= forma anamórfica
Fase associada com os esporos sexuais= fase perfeita do fungo= forma teliomórfica Estruturas de reprodução assexuada:
PAES= Picnídio, Acérvulo, Esporodóquio e Sinêmio
Fase Sexuada
Plasmogamia – união de dois protoplastos (condição dicariótica)
Cariogamia – fusão de dois núcleos haplóides, resultando no zigoto diplóide (2N)
Meiose –...
tracking img