Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFBA- INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
2º ANO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - VESPERTINO
EVELYN NOBRE
JOÃO VIANA
UÉDITON TEIXEIRA
RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL
Esta investigação experimental foi desenvolvida por alunos do 2º ano de TI vespertino, e este relatório visa apresentar os resultados obtidos no experimento, feito no laboratório, sob orientação do docente Ricardo, e está sendoutilizada como avaliação parcial da I unidade na disciplina Física.
Junho, 2012
Camaçari – BA
SUMÁRIO
1. RESUMO.......................................................................................4
2. INTRODUÇÃO...............................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO...................................................................6
4. RESULTADOS EDISCUSSÃO.....................................................8
5. SUBMARINO E PRINCIPIO DE ARQUIMEDES.........................11
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................12
6. REFERÊNCIAS...........................................................................13
7.APÊNDICE..................................................................................14
1.RESUMO
Este relatório foi desenvolvido com o intuito de descrever os procedimentos experimentais realizados no Laboratório De Física do IFBA (Instituto Federal Da Bahia) campus Camaçari.
Neste exercício experimental foram postos em pratica os conceito de empuxo e densidade de fluidos e pressão, visando facilitar a compreensão e concretização desta atividade seguimos as instruções doorientador e dividimos o procedimento experimental em 3 etapas, onde cada uma teve um foco mais centrado e responsável pela discussão do seu embasamento teórico, fizemos isto usando determinados instrumentos e usando nossos conhecimento sobre o respectivo assunto.
Com os resultados encontrados em cada parte do experimento percebemos a relação e comprovação das teorias físicas. E também ampliamos nossocenso critico para as diversas situações onde a física está presente mas nem sempre damos importância ou nem mesmo sabemos da sua existência.
2.INTRODUÇÃO
Grande contribuinte para a física, Arquimedes considerado um dos principais cientistas da antiguidade, descobre que um corpo, quando imerso em água fica mais leve. Este fato ocorre por conta de uma força que aplicada, em um corpo para cima,que tenta a evitar que o mesmo afunde. Esta força é chamada de empuxo, que só é possível por causa da pressão que o líquido exerce em toda a superfície do corpo em contato com este líquido.
Conforme a profundidade a pressão aumenta, e este fato é o que dá origem ao empuxo já que se as pressões fossem iguais, as forças seriam nulas, o que não possibilitaria a existência do empuxo.
O Principio deArquimedes diz que o empuxo é igual ao peso do volume de liquido que foi deslocado, ao colocar determinado corpo neste líquido. E neste experimento colocamos em prática este principio, calculamos o empuxo, de duas formas diferentes. Neste experimento também calculamos a densidade - unidade de massa de um corpo pela unidade de volume - dos líquidos que foram utilizados. A densidade esta intimamenterelacionada ao empuxo já que quanto maior a densidade maior o empuxo.
3.DESENVOLVIMENTO
No laboratório de física foram usado os seguintes instrumentos e substancia para realização do experimento.
1. Dinamômetro de 5N com precisão de 0,05N;
2. Cilindro de teste;
3. Água;
4. Álcool;
5. Proveta de 250 ml;
6. Proveta de 50 ml;
7. Suporte de ferro;
8. Balança de alta precisão;
9. Béquer;
Noprimeiro experimento foram usados o cilindro de teste, o dinamômetro, o suporte de ferro, água e o álcool. O objetivo deste experimento era descobrir o peso real do cilindro e o peso aparente para que então subtraíssemos os dois pesos e então encontrássemos o valor do empuxo. Então colocamos o dinamômetro apoiado no suporte de ferro e colocamos o cilindro no gancho do dinamômetro e assim...
tracking img