Os efeitos do solo em pastagens de capim braquiária (brachiaria decumbens, brachiaria brizantha) e capim elefante ( pennisetum purpureum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FORNTEIRA SUL
CAMPUS CHAPECÓ
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II
AGRONOMIA
ANDRESSA MARCON GASPERINI¹


OS EFEITOS DO SOLO EM PASTAGENS DE CAPIM BRAQUIÁRIA (Brachiaria decumbens, Brachiaria brizantha) E CAPIM ELEFANTE ( Pennisetum purpureum)

INTRODUÇÃO
Os ecossistemas de pastagens possuem relações específicas entre animais e plantas. Para as plantas existe umanecessidade de satisfazer a alimentação dos animais e acima de tudo a necessidade de manter sua eficiência fotossintética e para os animais o pastejo, além de ser a base da alimentação, permite um desenvolvimento do animal e da produção. Um item importante para a produção de pastagens é a avaliação do solo e aplicação de nutrientes que desempenham funções na planta, uma vez que a planta produz maisadquirindo maior eficiência nutritiva e beneficiando a saúde humana.
Este artigo de revisão tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em estudos científicos que avaliam as relações entre pastagem animal e qualidade do solo. Para a elaboração deste texto, foram selecionados três artigos científicos.

O Artigo 1 apresentado pela acadêmica Andressa Marcon Gasperini, “Avaliação dascaracterísticas do capim braquiária em pastagens com nitrogênio nas quatro estações do ano”, publicado na Revista Brasileira de Zootecnia no ano de 2006, sendo de autoria de Jailson Lara Fagundes, Dilermando Miranda da Fonseca, Rodrigo Vieira de Morais, Claudio Mistura, Claudio Manoel Teixeira Vitor, José Alberto Gomide, Domicio do Nascimento Junior, Manoel Eduardo Rozalino Santos e Daniel Moreira Lambertucciteve como objetivo compreender as relações entre os componentes do sistema de pastagens, incluindo necessariamente as características estruturais do dossel forrageiro que é o solo. Nele também se percebe a importância de avaliar a estrutura da pastagem, determinada pela sua morfologia e arquitetura pela distribuição espacial das folhas, pelas relações folha, colmo e material morto, materialvivo, densidade de folhas verdes, densidade populacional de perfilhos e altura a partir da adubação nitrogenada nas quatro estações do ano.
O artigo 2 “Renovação e manutenção de pastagens ” sob autoria de Hebert Vilela, publicado no Portal da Agronomia, retratado por Patricia Elena Miiller, teve como principal objetivo mostrar os benefícios de uma adubação correta que pode trazer à plantação etambém à espécie plantada, maior rendimento nutritivo das plantas, além de possibilitar ao animal produzir mais por hectare descartando assim a possibilidade de haver degradação do solo com maior freqüência.
O Artigo 3,“Aplicações da curva de resistência no controle da qualidade física de um solo sob pastagem”, trazido por Daiane Lilian Bassani, de autoria de Silvia Imhoff, Alvaro Pires da Silva eCássio Antonio Tormena, foi publicado na Pesquisa Agropecuária Brasileira no ano de 2000 e teve como objetivo principal obter a curva de resistência do solo sob pisoteio de animais, para a avaliação da qualidade física num sistema de pastejo intensivo rotacionado de capim elefante.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a experimento descrito no Artigo 1 realizado em uma pastagem de Brachiaria decumbens c.vBasiliski, em uma área do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, em um solo Classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo e textura argilosa. Para a realização do experimento foram realizadas análises de solo onde se constatou a necessidade de aplicação de nitrogênio na área experimental, divididas em quatro etapas antes do inicio do plantio da pastagem.
O manejo da pastagem foifeito com novilhos mestiços nelore, com peso de 18º a 210 kg aproximadamente, e com a adução ou retirada de animais reguladores a altura media da pastagem foi de 20 cm. As avaliações foram realizadas no período de marco a novembro.
A partir da altura manejada iniciaram-se os processos de coletas para as avaliações da biomassa forrageira, onde foram colhidas três amostras de capim braquiária...
tracking img