Artigo cientifico no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Diante de um cenário globalizado cada vez mais exigente, onde a necessidade contínua de melhorias e cuidados com a área financeira e contábil de uma empresa são fatores fundamentais em sua estruturação e sucesso, a auditoria interna vem como uma ferramenta de suma importância para prevenção de atos ilegais que possam acontecer, como também contra eventuais irregularidades naempresa.
Conforme afirma Franco e Marra (1992, p.163):

“Podemos observar que a auditoria poderá apresentar-se de diversas formas, conforme as suas características peculiares. Assim de acordo com os fins a que se destina, a auditoria pode ser realizada para confirmar a exatidão das demonstrações contábeis, permitir melhor controle administrativo, atender às exigênciaslegais, verificar o cumprimento das obrigações fiscais, entre outros, apurar erros e fraudes.”


Consistindo em controlar as operações da empresa e conseqüentemente seu patrimônio, a Auditoria Interna visa garantir que os controles e rotinas de trabalho sejam executados de forma habitualmente clara. Isso faz com que esteja à disposição da empresa uma ferramenta de apoio na tomada dedecisões, mostrando pontos fortes e fracos da empresa e novos métodos de controle, reportando os resultados obtidos para agir diretamente nos pontos a melhorar. ”A auditoria deve fornecer análise, avaliações, recomendações, acessória e informações relativas às atividades examinadas” (ATTIE 2007, pg. 08). Esse processo fornece o benefício ao administrador de poder se resguardar, prevenindo futurosproblemas e até mesmo antever boas oportunidades de negócio.
Analisar e examinar a afetividade das operações financeiras executadas na empresa é um dos grandes objetivos e ao mesmo tempo grande garantia para a empresa contra erros e fraudes, já que a auditoria interna colocará a prova essa efetividade e a confiabilidade do controle interno, se este for utilizado pela empresa auditada. “A instalaçãode eficientes controles internos, tais como: manuais de instrução e rotinas, separação de funções, controles de seqüências, escrituração contábil em dia, etc..., consiste no melhor sistema de proteção contra as fraudes.” ( FLORENTINO, 1975).
Para isso é necessário que a empresa esteja interessada em aplicar a auditoria interna de forma integral, observando atentamente cada passodessa implantação, já que todo o processo deve ser feito de maneira totalmente imparcial, de modo a não comprometer a veracidade, garantindo que a integridade da auditoria será alcançada. Portanto sem essa pré-disposição da empresa em colaborar com os auditores, tal auditoria não surtirá efeito,pois não contará com dados exatos,comprometendo a confiabilidade da mesma. ”A auditoria interna, como umtodo, precisa ter amplo, livre e irrestrito acesso a todas as atividades da empresa, registros, propriedades e pessoal, segundo, obviamente, os procedimentos instituídos em cada uma das áreas” (ATTIE 2007,pg. 09).
Uma boa auditoria pode revelar, nos relatórios, falhas de controles que deverão ser corrigidas, permitindo aos gestores ações práticas em defesa do patrimônio, pois atravésda auditoria podem ser conferidos e confrontados todos os registros contábeis e demonstrar a real situação do patrimônio.

“Como vemos, o fim principal da auditoria é a confirmação dos registros contábeis e conseqüentes demonstrações contábeis. Na consecução de seus objetivos ela contribui para confirmar os próprios fins da Contabilidade, pois avalia a adequação dos registros,dando à administração, ao fisco e aos proprietários e financiadores do patrimônio a convicção de que as demonstrações contábeis refletem , ou não a situação do patrimônio em determinada data e suas variações em certos períodos”. (FRANCO E MARRA 2007, pg. 31)








1.1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A auditoria vem através dos tempos se sobressaindo e atribuindo sucesso para as estratégias de decisões...
tracking img