Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DO TRABALHO INTERDISIPLINAR - TI DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FEVEREIRO/2008

REGULAMENTO DO TRABALHO INTERDISIPLINAR – TI CONSELHO DE CURSO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Como proposta às novas exigências do MEC e, de antemão, já antecipando algumas das reivindicações das Comissões de Avaliação dos Cursos Superiores, preocupadasem verificar as estratégias de ensino adotadas pelas Instituições de Ensino Superior, e assim contribuir para a excelência do ensino no Brasil; o curso de Ciências Contábeis do CEULJI/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná vem desenvolvendo junto aos acadêmicos do curso, a partir do 4º semestre, artigos científicos buscando a interdisciplinaridade. O presente projeto tem os seguintesobjetivos: Propiciar aos acadêmicos a oportunidade de visualizarem a importância das disciplinas da grade curricular, trabalhando a interdisciplinaridade; Levar os acadêmicos a desenvolverem o pensamento científico e o gosto pela pesquisa, utilizando-se da metodologia científica; Prepará-los para a elaboração e apresentação no final do curso de sua monografia ou TCC – Trabalho de Conclusão de Curso,com uma melhor desenvoltura.

O TI – Trabalho Interdisciplinar é desenvolvido por semestre, individualmente ou em grupo de no máximo 02 participantes. Neste projeto é incentivada a elaboração de um artigo científico, de acordo com a estrutura proposta no Manual de Metodologia da instituição.

O trabalho é desenvolvido em duas etapas: 1ª - Elaboração do projeto de TI; 2ª - Elaboração do artigocientífico.

As normas gerais do TI e a respectiva estrutura do artigo científico foram aprovadas pelo Conselho de Curso de Ciências Contábeis conforme ATA 92 de 08/02/2008, são as definidas a seguir.

TI - TRABALHO INTERDISCIPLINAR NORMAS GERAIS

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR será desenvolvido em cada semestre pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, que estiverem cursando asdisciplinas do 4º ao 6º período, sendo de caráter obrigatório para aqueles que estiverem matriculados em pelo menos 03 disciplinas englobadas nestes semestres. Os que estiverem inscritos em disciplinas correlatas em outros cursos do CEULJI, deverão comparecer na Coordenação de Ciências Contábeis para confirmar sua obrigatoriedade ou não de participação no TI. Os acadêmicos de Ciências Contábeis do 1º ao3º período não estão obrigados a participarem do TI. Os acadêmicos que estiverem cursando TCC em Ciências Contábeis I e TCC em Ciências Contábeis II, estão dispensados do T.I. Aqueles que estiverem inscritos em Atividades Complementares, independente do período que estejam cursando, estão autorizados a participarem do TI, concorrendo desta forma a uma carga horária de 20 horas pela elaboração doartigo e respectiva apresentação em banca examinadora ou painel. Os acadêmicos que estejam cursando disciplinas do 7º e 8º períodos, e aqueles que já participaram do TI em semestres anteriores, independente do número de disciplinas cursadas no semestre, e não estejam matriculados na disciplina de TCC em Ciências Contábeis I (projeto), estarão obrigados a apresentar o TI no respectivo semestre.Para a elaboração do artigo científico os acadêmicos poderão escolher qualquer assunto da área econômica, financeira, contábil, administrativa, jurídica ou social, concernente à atividade empresarial ou acadêmica, relacionando as disciplinas dos diversos períodos do curso de Ciências Contábeis, e ou de outros cursos. Os acadêmicos também poderão desenvolver artigos voltados para a linha de pesquisado curso de Ciências Contábeis. A cada semestre a Coordenação do TI deverá agendar uma aula para apresentação do mesmo, para os acadêmicos iniciantes neste projeto, sendo aberta também aos demais participantes; onde serão apresentados as normas gerais do TI e os respectivos prazos de entrega do projeto e do artigo científico.

O projeto do TI deverá ser elaborado em no máximo 30 dias de cada...
tracking img