Atps processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Processos Gerenciais

PROCESSO ADMINISTRATIVO
AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – TEORIA E PRÁTICA

INTRODUÇÃO

Ao decidirmos empreender o primeiro fator a ser abordado é sem duvida a importância do planejamento do negócio. Prever as situações inesperadas e já de início terum plano “b” se houver necessidade, a ser aplicado. É importante nos organizarmos. E isso só é possível se antecipadamente obtivermos as informações necessárias, capacitação, cursos, afinidade ao projeto que queremos e claro, dominar o assunto onde estamos nos propondo a empreender e seguir uma direção. Além disso, ter a visão de que o mercado é favorável ao ramo que escolhemos e se possuímos osrecursos necessários para a implantação do nosso objetivo, termos o controle da situação. Baseado nisso, buscarmos consultoria, hoje já disponíveis com baixo custo oferecido em faculdades e em empresas parceiras destas instituições para a troca de informações e orientações de administração de um bom negócio.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as funções administrativas bem como asua importância para a conclusão e sucesso do projeto proposto.

1 APRENDENDO A ADMINISTRAR

Seguindo o raciocínio do professor Roberto Shinyashiki, que expressa de uma maneira muito interessante e fácil, como nós futuros ou atuais empreendedores, podemos ver as empresas daqui a alguns anos. Ele nos mostra como exemplo a história do rapaz que estava triste porque tinha certeza de que ia serdemitido e que ao passar em frente a uma casa qualquer viu que um escorregador abandonado além de uma fonte de alegria poderia ser uma fonte lucrativa também. Com essa percepção aprendemos que temos que observar melhor ao nosso redor, cada coisa por menor que seja, e transformá-las em oportunidades de empreendedorismo, uma forma de ganhar dinheiro.
Já o professor Paulo Barreto retrata o desafio doadministrador do futuro, relata o que o administrador poderá encontrar e antecipa a certeza de que o administrador será desafiado. Fala sobre a importância do empreendedor jovem de hoje, de acompanhar o crescimento global e de usar as oportunidades para transformar em novas formas de administração, de ganhar dinheiro e de ganhar mais clientes, e consequentemente alcançar o crescimento eestabilidade do seu negócio.
As duas personalidades embora se refiram ao mesmo assunto possuem opiniões completamente diferentes, de um lado o professor Roberto retrata que o verdadeiro empreendedor olha tudo com uma visão diferente, ou seja, uma visão empreendedora. Do outro o professor Paulo aborda o que os novos futuros ou atuais empreendedores poderão encontrar a frente de seu objetivo. Mas de umacoisa podemos estar certos: o planejamento de qualquer investimento tende a estar em primeiro lugar. Seja ele estratégico, tático ou operacional é sem dúvida de extrema importância planejarmos tudo e em qualquer situação, evitando assim as situações inesperadas e buscando o sucesso do nosso empreendimento.

1.1 O que é planejamento?

O planejamento é uma ferramenta administrativa, quepossibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor formapossível, alguns objetivos pré-definidos.
Dividem-se em três tipos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.
Estratégico: Considera a empresa como um todo, envolve todas as áreas da empresa onde se define a missão geral dela; valores, código de ética e sua relação quanto à satisfação de seus clientes e colaboradores. É definido pelos níveis hierárquicos mais altos da...
tracking img