Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor classifica o seu livro como um verbete crítico a respeito do termo “pedagogia”, o qual cita as conceituações clássicas dos grandes autores internacionais, passando pelo enfoque brasileirodado à causa e chegando às aplicações práticas da pedagogia: a didática, onde a atividade educacional deve seguir procedimentos.
Para o desenrolar do enredo proposto na introdução, o autor divide a obraem mais dez capítulos que abordam desde a noção e o conceito de pedagogia até os conceitos de infância e trabalho.
A origem da palavra pedagogia vem do grego, em que paidós significa criança e agodéindica condução, juntas essas palavras resultam na expressão que hoje conhecemos. Naquela época, referia-se à pessoa que conduzia a criança ao caminho da escola, essa função era desempenhada por umescravo.
A mudança em relação aos dias de hoje é que o pedagogo não tem de levar a criança até a sala de aula, e sim possibilitar a aprendizagem do estudante, otimizando a maneira de ensinar, porém opedagogo continua sendo visto como um prestador de serviços que não é tão valorizado quanto o deveria ser, e com uma remuneração não proporcional à responsabilidade da qual é incumbido.
A formação deum pedagogo, no Brasil, é errônea de modo que na instituição de ensino superior perde-se muito tempo aprendendo sobre teorias e metodologias da educação, deixando-se em segundo plano a realpreparação do professor para atuar em sala de aula.
O primeiro passo para entendermos o que é pedagogia inclui uma revisão terminológica. Precisamos localizar o termo “pedagogia”, e ver o que cai sobre suadelimitação e o que escapa de sua alçada. Para tal, a melhor maneira de agir é comparar o termo “pedagogia” com outros três termos que, em geral, são tomados – erradamente – como seus sinônimos:“filosofia da educação”, “didática” e “educação”.
O termo “educação”, ou seja, a palavra que usamos para fazer referência ao “ato educativo”, nada mais designa do que a prática social que identificou como...
tracking img