Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)
a) O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, ochamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capitalbruto).
Os números revelados pelo PIB têm impacto direto na população, pois são indicadores determinantes da qualidade de vida. Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre obem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas aqualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então issosignifica não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.
B) Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período.

2)- Traz efeitos sobre adistribuição de renda, uma vez que nem todos os preços aumentam no mesmo ritmo, ao mesmo tempo;
- Aumenta os custos de transação da economia
- Desestimula a exportação, pois encarece o produtonacional frente ao estrangeiro;
3) (X – M) é o saldo da balança comercial, é valor das exportações menos o valor das importações, o saldo será positivo e contribuirá positivamente para o crescimentodo PIB. Se as importações superam as exportações, o saldo será negativo e contribuirá negativamente para o crescimento do PIB. Assim, se o valor das importações for menor que das exportações, haveráimpacto negativo no crescimento econômico.
4) É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. A chance da inflação da demanda acontecer aumenta quando a economia produz...
tracking img