Arterosclerose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atherosclerosis
A aterosclerose  é uma doença crônica inflamatória que ocorre através da formação de placas de ateroma no interior dos vasos sanguíneos.  A formação deste processo se dá, entre outros motivos, pela alta ingestão de gordura saturada (LDL) durante longos períodos da vida do indivíduo, estas gorduras depositam-se nas paredes dos vasos sanguíneos, levando a redução do diâmetro dovaso e até mesmo a obstrução total do mesmo.
Sintomas da aterosclerose
Geralmente a aterosclerose não produz sintomas até que as artérias sejam obstruidas. Quando isso ocorre, o sintoma irá aparecer de acordo com o órgão afetado.  Com a obstrução das artérias do coração ocorrerá dores no peito (angina ou infarto), no cérebro irá acarretar um acidente vascular cerebral (derrame), já nos membrosinferiores este evento irá provocar dores na perna (trombose) .
Além da alta ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, pode-se destacar como causas desta doença crônica a obesidade e o sedentarismo que favorecem ao longo do tempo o surgimento da aterosclerose.
Como evitar a aterosclerose?
Por ser uma doença crônica a melhor forma de evitá-la é previnindo ao longo da vida esta doença. Éimportante sempre controlar os níveis de colesterol no sangue bem como a hipertensão arterial, além disso praticar atividades físicas e manter hábitos e alimentação saudáveis durante a vida.
Para os indivíduos que apresentam uma predisposição genética para doenças coronarianas os cuidados devem ser ainda maiores com a saúde, é importante destacar que o hábito de fumar auxiliana promoção da aterosclerose e de outras doenças. Portanto, como já foi destacado é essencial manter hábitos de vida saudáveis.

Pressão Alta
A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 205 da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas,dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão. É uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. Valores de 14 por 9, mesmo que a pessoa esteja calma e em repouso, já podem ser considerados anormais.
A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor decabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos, convém procurar um médico imediatamente.

 
Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceitacomo normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e a alterações que indicam hipertensão.
 Devido à correria e o estresse  do dia a dia, não temos tempo para avaliar no que está baseada nossa alimentação. Acabamos comendo oque é mais prático e não o que é mais saudável. Iremos nos dar conta de que podemos estar com algum problema quando sentimos algum desconforto ou mal estar e daí a hipertensão já está instalada.
Algumas dicas importantes para reduzir a pressão arterial são:
- Perder peso ajuda a reduzir a pressão arterial;
- Reduzir o consumo de sal;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar bebidas alcoólicas;- Não fumar;
- Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, além de frutas, verduras e lacticínios magros (leite e derivados);
- Substituir o sal por temperos naturais no preparo das refeições, como o alho, cebola, orégano, alecrim, salsa e cebolinha.
- Evitar o consumo de alimentos ricos em sal como carnes processadas (presunto, bacon, paio, lingüiça, salame), queijo parmesão,...
tracking img