Seminario Iam Angina Arterosclerose

2581 palavras 11 páginas
Definição - Aterosclerose
A aterosclerose é o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina. O local onde esse depósito fica chamase placa. Essas placas podem obstruir total ou parcialmente uma artéria, diminuindo a passagem de sangue.
Essa doença é de progressão lenta e pode ser iniciada na infância. No decorrer dos anos, a formação de placas tende a se intensificar com a exposição aos fatores de risco. O início da aterosclerose pode ocorrer por elevação da pressão arterial, níveis de colesterol e triglicerídeos altos, fumo entre outros fatores. Definição - Angina
A angina ocorre quando as artérias coronárias ficam demasiadamente estreitas para fornecerem sangue suficiente ao coração. A sua principal causa é a aterosclerose. A angina variante é provocada por um espasmo das grandes artérias coronárias que percorrem a superfície do coração. É denominada variante porque se caracteriza pelo aparecimento de dor em repouso, não com o esforço, e pela existência de certas alterações no eletrocardiograma (ECG) durante o episódio de angina. A angina instável é uma situação em que o padrão dos sintomas da angina varia. Dado que as características da angina em cada pessoa são, de um modo geral, constantes, qualquer alteração é importante.
Estas alterações nos sintomas refletem uma progressão rápida da doença das artérias coronárias, devido a um aumento da obstrução de uma artéria coronária pela ruptura de um ateroma ou pela formação de um coágulo. O risco de sofrer um infarto é elevado.
Definição - IAM O infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede. Impossibilitando que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco.
Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a

Relacionados

  • Endomarketin
    150137 palavras | 601 páginas
  • Doenças do trabalhador
    256986 palavras | 1028 páginas
  • 16 Doenças do trabalho
    256991 palavras | 1028 páginas