Angina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Angina do Peito
Introdução
A angina de peito não é uma doença mas sim um conjunto de sintomas que ocorrem quando o fornecimento de sangue ao coração é insuficiente.
O sangue entra no coraçãoatravés de duas artérias, as artérias coronárias. Se essas artérias estreitarem de modo a impedirem que o sangue chegue rapidamente ao músculo cardíaco, o coração “queixa-se” por meio de dor. A essa dorse chama angina de peito.
A angina é normalmente um sintoma de doença coronária comum e afecta cerca de 1 em cada 50 pessoas. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas pode ocorrer em pessoasmais jovens.
Sintomas
O sintoma mais comum da angina é dor no peito. A dor também pode ocorrer num ou em ambos os ombros, na garganta, no maxilar, no pescoço, nas costas ou nos braços.Habitualmente, a dor dura apenas alguns minutos.
A dor da angina ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, mas pode ser desencadeada por outras situações, como stress, emoções fortes como raivaou excitação, temperaturas baixas ou vento, ou a ingestão de uma grande refeição.
Outros sintomas incluem a falta de ar, sensação de asfixia, suores, má disposição ou exaustão.
Muitas pessoas comangina têm apenas alguns destes sintomas, e em casos menos graves, poderão não sentir quaisquer sintomas.
Causas
A angina acontece quando as artérias coronárias ficam demasiado estreitas parafornecerem sangue suficiente ao coração. A razão mais comum para esse estreitamento é a arterosclerose.
A arterosclerose é uma doença que leva à acumulação de gordura, a que se chama placa, dentro dasartérias. Essa placa forma-se em pedaços que acabam por reduzir o fluxo sanguíneo da artéria.
Existem causas menos comuns para a angina, como a compressão das artérias por algo próximo das mesmas,inflamação ou infecção das artérias e doenças nas válvulas cardíacas.
Os fumadores, as pessoas com colesterol ou tensão arterial alta, as pessoas obesas e os que não fazem exercício físico têm mais...
tracking img