Arte e publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA
Niterói/RJ
2011

“A Funcionalidade da Arte na Publicidade e Propaganda - A influência subjetiva e simbólica do Surrealismo”

Danilo Machado de Mendonça

Projeto de pesquisa apresentado junto ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá como requisito à aprovação em disciplinaacadêmica.

Orientador: Prof ª. Maria Alice

Niterói
2012

SUMÁRIO

1 – Introdução 4
2 – Justificativa 7
3 – Objetivos gerais e específicos 8
4 – Hipóteses 9
5 – Metodologia 10
6 – Fundamentação Teórica 11
7 – Sumário 11
8 - Referências bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar o papel prático da arte na publicidade epropaganda, elencando suas principais características e analisando de forma empírica como a mesma vai influenciar o consumidor psicologicamente favorecendo a compra de um bem ou serviço.
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, emespecial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As discussões sobre as definições do que é belo, bom e verdadeiro nasceram na filosofia grega e foram inicialmente desenvolvidas por Platão. A partir daí surgiram os conceitos de estética, ética e lógica. Muitos filósofos, como Aristóteles e Platão associavam a estética à ordem, simetria e definição, assim como à harmoniae proporção entre os elementos que compõe o todo. Muitos artistas ao longo da história confiaram nesse conceito e lançaram mão de técnicas que permitissem a reprodução harmônica de pessoas e objetos nas artes plásticas. (2007- Fetiche na Publicidade – FARIAS Ellen)
A arte sempre foi uma dos grandes instrumentos da propaganda e publicidade. Desde o pôster 'Belle Époque' anunciando um show em umcabaré local, passando pelo novo jingle do banco transmitido pelo rádio até a produção cinematográfica recheada de efeitos especiais para a nova propaganda de refrigerantes na TV. Como ferramenta a arte às vezes se confunde com a propaganda, mas raramente ela é o diferencial em foco ou a verdadeira motivação por trás de uma campanha.
Nos dias atuais, a publicidade utiliza-se de conceitos estéticoscomo método de persuasão e pode ser considerada por alguns um tipo de arte que utiliza todas as outras formas de expressão artística para atingir o público. Este artigo visa a encontrar um parâmetro que demonstre qual o papel da publicidade e que posição ela ocupa nas artes plásticas citando a opinião de alguns pensadores.

Considerando que a Publicidade e Arte são áreas de comunicação social,salientamos que ambas trazem em si a idéia da criatividade, superação, narrativa. Provocam, instigam e persuadem. A questão que não quer calar é: elas são iguais; Semelhantes; Antagônicas? A publicidade também é arte? (“Publicidade e Arte,” ANDREOLI- Eliane Aparecida)
O conceito de arte moderna  designa toda criatividade e produção artística que iniciou no fim do século XIX, e se estendeu até osanos de 1970. A arte modernista, segundo alguns estudiosos, “conversa” com todos os estilos dos demais movimentos artísticos, como forma de experimentar novas visões, porém no início do modernismo buscou uma negação a tudo que era anterior na arte.
A Arte Moderna abrange o cubismo, o construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, o expressionismo abstrato, otachismo, e a busca de várias referências a fim de encontrar novidade, apesar da “colcha de retalhos” artística. Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.
Dentro dos parâmetros da arte moderna, a própria fotografia, além de documentar, incorporou em si características de expressão artística ao...
tracking img