Projeto interdiscplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
PROJETO INTERDISCIPLINAR
































APRESENTAÇÃO
Iniciar uma atividade empresarial requer do investidor o pleno domínio da atividade que se propõe a iniciar. Neste sentido, tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está inserido, sua capacidade gerencial é um fator de fundamental relevância para obom desempenho do negócio.
Este trabalho contém informações sobre o mercado, investimentos necessários à atividade, previsão de resultados operacionais e diversas informações relevantes que, em conjunto com outras literaturas sobre o mercado que se pretende atuar, contribuirá com eficiência maior para uma tomada de decisão segura e com consideráveis perspectivas de sucesso.2- INTRODUÇÃO
As oportunidades para se investir em um bom negócio não acontecem normalmente ao acaso. Elas podem ser buscadas ou mesmo construídas a partir de informações levantadas e conhecimentos adquiridos com o tempo. Sempre, no entanto, é necessário que o investidor faça os seus cálculos sobre o quanto elevai gastar e sobre os resultados esperados do empreendimento. Mesmo no meio da incerteza que o cerca e conseqüentemente do risco do negócio, fazer cálculos sobre os ganhos esperados da aplicação dos recursos é tarefa indispensável. Esse exercício de prospecção de um negócio é chamado de projeto.
Na verdade, um projeto procura sistematizar informações, trabalhá-las e analisá-las de tal forma apermitir concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não.
O perfil aqui apresentado, uma Fábrica de Bolacha, obedece aos roteiros tradicionais de projeto, sem, no entanto aprofundar em detalhes técnicos. Serve, dessa forma, como orientação metodológica e de gestão do processo de tomada de decisão. Há uma preocupação com os pré-requisitos necessários para um bom negócio, comoalguns atributos do empreendedor, o conhecimento do mercado, a visão prospectiva, alguns aspectos dimensionais do negócio (tamanho, montante de recursos, etc.) e projeção de resultados.
É bom deixar claro que os números refletem momentos, situações e locais específicos, o que permite afirmar que para cada local ou conjuntura, existiria um projeto. Isso não invalida o processo de cálculo econclusões decorrentes. O perfil de projeto reflete uma situação e local genérico. O tamanho, por exemplo, é definido pela quantidade mínimade produção necessária para viabilizar um empreendimento de uma Fábrica de Bolacha com as características técnicas e operacionais aqui definidas.
O presente perfil tem por finalidade mostrar a viabilidade de se estruturar
comercialmente uma Fábrica deBolacha, considerando-se os recursos necessários,condicionantes existentes e perspectiva de mercado. A primeira parte faz o enquadramento do negócio (dados gerais e conceito do projeto); em seguida é feita uma abordagem sobre o mercado potencial, principalmente em termos de orientação sobre quais variáveis ou fatores a serem analisados. Já a parte econômica e financeira centra atenção nos aspectosde receitas e custos. A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, tempo necessário para a amortização do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa.
































































2-1 METODOLOGIA
O experimento foi realizado na região de Macapá, em áreaurbana, no período de março de 2012, com o objetivo de pesquisar e mensurar o mercado consumidor de bolachas.
A abrangência da pesquisa foi limitada a uma amostra da população. Como uma forma de facilitar a pesquisa, a metodologia utilizada para a pesquisa foi aleatória simples. Os instrumentos de levantamento de informações foram pesquisadores, computadores, veículo, telefone e material...
tracking img