Arquitetura bioclimatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTAL I

ALUNO: JÚLIO ROCHA

RESUMO: ARQUITETURABIOCLIMÁTICA Jean-Louis IZARD e Alain GUYOT

A tendência da arquitetura hoje em dia é de se aplicar cada vez mais equipamentos complexos com o intuito de resolver oproblema do aquecimento solar, e que na verdade muitas vezes os problemas podem ser resolvidos de outras maneiras tendo em vista, também, o conforto térmico no verãojá que o foco principal dos projetistas é no período do inverno.
O termo arquitetura solar bioclimática remete a outra dimensão da arquitetura, a deintermediaria entre o clima exterior e o ambiente interior. A crença de que essa função pode ser feita de qualquer modo é responsável por erros na arquitetura, principalmenteno plano térmico em que no verão alguns edifícios se transforam em fornos. Uma boa arquitetura bioclimática é aquela em que os edifícios tenham uma boa condiçãotérmica sem precisar do auxilio de refrigeradores de ar.
A concepção bioclimática da arquitetura exige métodos e técnicas de construção distinta das de hoje. Essaconcepção leva em conta alguns parâmetros como é o caso dos elementos climáticos e dos indicadores do conforto térmico e permite reconciliar a forma, a matéria e aenergia que ate agora até eram tratadas separadamente.
Entretanto ainda há arquitetos e engenheiros, que dominam seu oficio, que se inspiram na arquiteturabioclimática na hora de realizar suas construções. Algumas delas, inclusive, servem de exemplo para aqueles que ainda buscam a interação do edifício com o ambiente.
tracking img