Arquitectura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO 2
I - O ARQUITECTO 3
II - O PROGRAMA 4
III - O LUGAR 5
IV – ESPAÇO / COMPOSIÇÃO 6
V – ESTRUTURA / MATERIAL 8
VI – O MÉTODO 10
VII – CONCLUSÃO 11
VIII – Referências bibliográficas 12


-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre um dos mais importantes projectos realizados pelo arquitecto Mies Van Der Rohe, a casa Tugendhat,construída em 1928/30.
E das primeiras casas a enfrentar a sociedade com o estilo moderno. Com a sua riqueza arquitectónica a ter sucesso, foi uma das casas que ajudou a impulsionar a sociedade a aceitar essa nova forma de realizar arquitectura. Em 2001, a Unesco, a adicionou-a à lista de Património Cultural da Humanidade. Esta obra pode ser facilmente encontrada em livros ou internet, devido asua importância histórica, mas é um pouco complicado encontrar as plantas originais, ou saber qual foram as projectadas pelo arquitecto Mies Van Der Rohe, devido as imensas plantas diferentes que se encontra, tanto em livros como na internet.

-------------------------------------------------
I - O ARQUITECTO

Mies van der Rohe, Ludwing
(1886-1969)

“Arquitecto alemão, Ludwig Mies vander Rohe nasceu em 1886, em Aachen, na Alemanha, e faleceu em 1969 em Chicago. Estudou durante dois anos na escola de comércio, trabalhando posteriormente como desenhador de estuques. Desloca-se mais tarde para Berlim, onde trabalhou com o arquitecto Bruno Paul e, a partir de 1908, com o arquitecto Peter Behrens, em cujo ateliê conheceu Gropius e Le Corbusier.
Em 1911 deixa o estúdio de Behrens,desenvolvendo individualmente alguns projectos, como o da Embaixada Alemã em Petersburgo ou o do arranha-céus na San Friedrichstrasse, em Berlim. Esteve ligado ao movimento expressionista alemão "Novembergruppe" desde 1922, período em que realiza o Monumento a Karl Liebknecht y Rosa Luxemburgo.”
Em 1929 projecta o pavilhão de Barcelona. Neste edifício executa a sua pesquisa sobre a planta livre.A casa Tugendhat, construída em 1930 em Brno, na Checoslováquia, representa a concretização dos conceitos arquitectónicos contidos no pavilhão de Barcelona num programa de habitação unifamiliar.
Depois de dirigir a Bauhaus de 1930 a 1933 (ano em que a escola foi fechada pelos nazis), Mies emigrou para os E.U.A. (1937). Foi nomeado director do Illinois Institute of Technology (IIT). Projectou acasa Farnsworth, construída no Ilinóis no final da década de 40 constitui um dos projectos familiares mais radicais deste arquitecto.
Dos últimos projectos que realiza destacam-se a série de arranha-céus que projecta para Chicago, o edifício Seagram em Nova Iorque bem como a Neue Nationalgalerie em Berlim.
A racionalidade formal, o respeito pelos materiais, a importância da funcionalidade, aclareza das linhas e das formas, estão explícitas em toda a sua obra.
Como características mais importantes nas suas obras eram, o mobiliário, as paredes amovíveis, as estruturas metálicas, grandes vãos, os materiais reflectores e absorventes de luz, a utilização do ambiente exterior, os materiais puros e simples como o mármore e a madeira entre outros.
Conhecido pelas expressões, “less is more” e"God is in the details".

-------------------------------------------------
II - O PROGRAMA

Um casal de industriais abastados, Fritz e Grete Tugenghat, queria uma vivenda numa propriedade que tinham recebido como prenda de casamento em Brno, República Tcheca. A casa era para ser habitada por 11 pessoas, além dos cinco membros da família, o casal e seus três filhos, também os seus funcionáriosiam habitar lá (três empregadas, o cozinheiro e o motorista com sua esposa).
Fritz Tugendhat
Segundo Fritz Tugendhat: “Nós procurávamos por luz, ar, clareza e honestidade e, logo após conhecermos Mies Van der Rohe, o contratamos”.
Informações importantes para o estudo era que um dos principais divertimentos da família era dançar, por isso tinha de existir na casa espaços com alguma dimensão...
tracking img