Arquitectura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EM CONSTRUÇÃO O modernismo e a Arte Nova
 

Princípios Estilísticos Princípios Unificadores: Inovação Formal - Adessão ao Progresso Adopção da nova Estética



Arquitetura: Nível técnico - Nível formal - Nível Estético Bruxelas - Paris - Barcelona - Glasgow - Viena - Chicago



Artes Aplicadas: França - Alemanha - Austria - EUA

O Modernismo e a Arte Nova Nas décadas de transiçãodo século XIX para o século XX (entre 1880 – 1910) as sociedades europeias viviam um momento feliz da história a que se chamou a “Belle Époque” – não existiam guerras e havia uma aparente estabilidade política. As conquistas no progresso científico, técnico e económico instalavam um clima de confiança no futuro, proporcionando extraordinárias inovações no campo da arte.

O estilo ou correnteartística que integrou este movimento foi a arte nova (1980/90 - 1905/14), expressão controversa que envolveu diferentes cunhos individuais, diferentes escalas regionais e nacionais e diferentes designações.

Princípios estilísticos:

· ·

Origem na inglaterra no formulário estético do movimento Arts and Crafts Influências estéticas e formais: - Gótico flamejante (expressividade das linhassinuosas.

- Rocócó (naturalismo e requinte decorativo). - Pinturas Japonesas (desenho gráfico, bidimensionalidade, naturalismo e decorativismo). - Folclore tradicional inglês (de origem celta). · Seguir o dinamismo da época (o quotidiano acelerado, o automóvel e o cinema impunham a velocidade).

Ilustração Japonesa, entalhe viking, Medalha celta

Estes princípios sofreram uma rápida expansãoatravés de jornais, revistas e das exposições universais (a de 1900 em Paris, as de 1901/02 em Turim e na Itália), que contribuiram fortemente para a sua divulgação e triunfo na Europa e na América.

Princípios Unificadores:

· Inovação formal - Forte atitude original e criativa, regeição dos estilos académicos; formas inspiradas na fauna e flora e também no homem; preferência pelasestruturas e texturas orgânicas; Movimentos sinuosos e encadeados, captados pelo dinamismo expressivo através de linhas e formas estilizadas, sintetizadas e geometrizadas.

· Adesão ao progresso - Integração e recurso a novas técnicas e materiais (ladrilho cozido, ferro, vidro, betão e outros) que usavam de forma estrutural e decorativa sem disfarces, tirando partido da resistência, maleabilidade eeficácia.

· Adopção da nova estética - Linha sinuosa, elástica, flexivel, estilizada, geometrizada na procura de movimento e ritmo, expressão e simbolismo poético e decoração que apelavam à sensiblildade estética e fantasia do espectador.

Ilustrações da época

A Arte Nova implantou-se nos centros urbanos nas zonas mais atingidas pelo desenvolvimento industrial, comercial e capitalista, adquiriugrande popularidade por ser um símbolo do seu modo de vida. No princípio do século transformou-se numa moda que aplicou a sua estética a todas as artes - arquitectura, pintura, escultura, artes aplicadas, mobiliário, artes gráficas, dança e bailado - concretizando a unidade das artes, príncipio

enunciado por William Morris. O sucesso artistico e comercial destas obras foi tão grande, que com asua excessiva divulgação tornou-se uma moda. A vulgarização dos artefactos fez com que se perdesse a qualidade estilistica, cada vez mais copiada aliado ao exagero ornamental deu origem ao seu declínio e progressivo esquecimento. Clique aqui para mais Informações (Arte Nova) Arquitectura

A Arte nova conseguiu romper com a arquitectura académica e implantar com um estilo inovador no seculo XIX.Conjugou as conquistas técnicas e construtivas da engenharia com as exigencias formais e estéticas dos arquitectos:



Nível técnico - usou o ferro, vidro, aço e o betão armado como materiais estruturais e de acabamentos, tirando partido da sua maleabilidade e capacidades expressivas.



Nível formal - partiu de plantas livres (dada a adopção de um esqueleto estrutural de ferro ou...
tracking img