Arquitectura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Évora . Ano Lectivo 2011/2012 . Arquitectura do Renascimento e do Barroco . Exercício 02

Cláudio Velez 24548
Sofia Couto 27870
Yara Monereo 28459
Sylvie Claro 28274

Arquitectura Militar: Paço e Fortaleza de Évoramonte (Évoramonte, 1532-1540) e Fortaleza Nova de Vila Viçosa (Vila Viçosa, 1535-1537)
Índice

Introdução 3

Parte 01 . Paço e Fortaleza de Évoramonte 4Localização 4
Enquadramento Histórico 4
Enquadramento Urbano 5
Evolução Arquitectónica e Integração Estilística 6
Descrição do Edifício 7

Parte 02 . Fortaleza Nova de Vila Viçosa 12

Localização 12
Enquadramento Histórico 12
Enquadramento Urbano 14
Evolução Arquitectónica e Integração Estilística 14
Descrição do Edifício16

Conclusão 19

Anexo com documentação 20

Bibliografia 21Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Arquitectura do Renascimento e do Barroco, que relata a análise crítica de duas Fortalezas relacionadas com a Arquitectura Militar. As mesmas Fortalezas são: Fortaleza de Évoramonte (Évoramonte, 1532-1540) e Fortaleza Nova de Vila Viçosa (Vila Viçosa, 1535-1537): Em todo o desenvolvimento da análise, em ambos os casos,começámos por falar na Localização atingindo o enquadramento histórico e urbano à descrição do edifício em causa, tendo auxílio de desenhos que representam o caso em estudo. Este trabalho tem como principal objectivo servir como instrumento de avaliação adquirindo conhecimentos através do estudo feito à base de pesquisa auxiliada de desenhos representativos.

Parte 01 . Paço e Fortaleza deÉvoramonte

Localização

O Castelo de Evoramonte fica situado na Freguesia com o mesmo nome, Concelho de Estremoz e Distrito de Évora, no alto de uma colina, a marcar o extremo ocidental da Serra d’Ossa.

Enquadramento Histórico
Julga-se que Evoramonte tenha sido um povoado árabe, uma vez que muitas fontes citam a sua conquista por D. Afonso Henriques, em 1166.
Em 1248 a vila recebe foralpor D. Afonso III, o qual viria a ser ampliado e corroborado em 1271, com vista à fixação de colonos através da concessão de privilégios e autonomia administrativa.
As muralhas e o castelo medievais foram mandados construir por D. Dinis, em 1306, conforme prova a inscrição na lápide comemorativa existente sobre uma das portas da vila. A estrutura defensiva é tipicamente gótica, seguindo as linhasda configuração da colina em que se inscreve, na forma de um vasto triângulo isósceles, em cujo interior se desenvolveu o burgo.
No século XIV a vila é doada a D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável, que a cede a D. Fernando, Conde de Arraiolos. Com a morte de D. Afonso, o irmão Fernando sobe ao poder da Casa de Bragança, passando Evoramonte a ser integrada no seu património.
Em 1531 umviolento sismo destrói grande parte da vila e a torre de homenagem medieval. D. João III ordena a reconstrução do povoado e a recuperação das estruturas defensivas, mas desta tarefa se irá ocupar o Duque de Bragança D. Jaime I, titular da vila.
É então iniciada a obra de construção da imponente Torre de Evoramonte, cujo desenho, atribuído aos irmãos Francisco e Diogo de Arruda, denota algumascaracterísticas manuelinas e influências renascentistas.
O resultado é uma obra única da arquitectura militar de transição que, apesar de possuir características defensivas, nada mais foi que um símbolo do poder e ostentação da Casa de Bragança em Portugal.
Ao longo dos séculos o edifício foi perdendo a sua importância, em simultâneo com a perda do poder da Casa de Bragança, chegando algumas estruturasa ruir com o passar dos anos.
Durante o século XX foram levadas a cabo diversas obras de restauro, pela DREMNS, sendo as campanhas de 1937, 1944 e 1984/87 as mais importantes e que se traduziram na recuperação do modelo quinhentista.
Enquadramento Urbano
Tal como já foi referenciado, a Fortaleza está implantada a coroar o ponto mais alto de uma colina, com 481 metros de altitude, no...
tracking img