O anarquismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O anarquismo no Brasil ganhou força com a grande imigração de trabalhadores europeus entre fins do século XIX e início do século XX. Em 1889 Giovani Rossi tentou fundar em Palmeira, no interior doParaná, uma comunidade baseada no trabalho, na vida e na negação do reconhecimento civil e religioso do matrimônio, (o que não significa, necessariamente, "amor livre"), denominada Colônia Cecília. Aexperiência teve curta duração.

No início do século XX, o anarquismo e o anarcossindicalismo eram tendências majoritárias entre o operariado, culminando com as grandes greves operárias de 1917, emSão Paulo, e 1918-1919, no Rio de Janeiro. Durante o mesmo período, escolas modernas foram abertas em várias cidades brasileiras, muitas delas a partir da iniciativa de sindicatos e agremiações operáriasanarquistas ou de inclinação anarquista. As Escolas Modernas aplicavam uma pedagogia libertária, inspirada no pensamento de Francisco Ferrer, e foram reprimidas a partir dos anos 20, sendo fechadasno estado de São Paulo. Mesmo após o declínio do movimento anarquista no Brasil, o anarquismo e a Pedagogia Libertária se refletiram posteriormente no pensamento dos maiores pedagogos brasileiros, comoPaulo Freire com sua Pedagogia Libertadora, que busca a consciência de classe e a autonomia do indivíduo.

Alguns acreditam que a decadência do movimento anarquista se deveu ao fortalecimento dascorrentes do socialismo autoritário, ou estatal, i.e., marxista-leninista, com a criação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1922 participada inclusivamente, por ex-integrantes do movimentoanarquista que, influenciados pelo sucesso da revolução Russa, decidem fundar um partido segundo os moldes do partido bolchevique russo.

Porém, esta posição, sustentada por muitos historiadores, vemsendo contestada desde a década de 1970 por Edgar Rodrigues (anarquista português naturalizado no Brasil, pesquisador autodidata da história do movimento anarquista no Brasil e em Portugal), pelas...
tracking img