Arqueologia e canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------- 3
O que foi a Guerra de Canudos? --------------------------------------------------------------- 4
A Arqueologia em Canudos --------------------------------------------------------------------- 4
Canudos: um oásis multimilenar--------------------------------------------------------------- 5
A Arqueologia de fato pode contribuir para a releitura de Canudos? ---------------- 6
Considerações Finais --------------------------------------------------------------------------- 7
Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------------------- 8


















Introdução
Em outubro de 1999, iniciaram-se pesquisasarqueológicas no interior do estado da Bahia, mais precisamente nos arredores da antiga cidadela de Canudos. Essas pesquisas auxiliaram muito no complemento da história nordestina brasileira, principalmente para ampliar o conhecimento sobre a Guerra de Canudos e suas consequências. Neste trabalho, em primeiro lugar, teremos uma pequena noção do que foi a famosa Guerra de Canudos. Depois trataremos daarqueologia na região de Canudos, como os fatos dessa grande pesquisa acrescentaram ou mudaram o que nós já sabíamos. Trataremos também sobre a região canudense e sua população, e se a arqueologia pode contribuir para a releitura de Canudos.














O que foi a Guerra dos Canudos?
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado deCanudos. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 - 1897). Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular. Em 1893, os sertanejosfundam o arraial de Canudos, um povoado muito pobre que chegou a ter 5 mil casas e de 20 mil a 25 mil habitantes. "Canudos era regido pelo trabalho coletivo e pelos ensinamentos religiosos de Conselheiro. Além desse caráter messiânico, o movimento criticava a República e contestava as inovações surgidas com ela, como o casamento civil", diz o historiador José Carlos Barreiro, da Universidade EstadualPaulista (Unesp) de Assis (SP). As relações do povoado com o governo começaram a se complicar ainda em 1893, quando os moradores rebelaram-se contra a cobrança de impostos e queimaram documentos emitidos pelo governo. Aos olhos dos governantes, Canudos começou a ser visto não só como um arraial de fanáticos religiosos, mas também como um ninho de rebeldes monarquistas e perigosos, que precisavamser eliminados. Para acabar com os revoltosos, o governo lançou a tal "guerra" - que consistiu, na verdade, de quatro expedições militares. Nas três primeiras, os militares perderam para os sertanejos. Na terceira delas, o massacre foi tão grande que até o comandante das tropas federais foi morto em combate. Na quarta e última campanha, o Exército conseguiu finalmente riscar Canudos do mapa. Pelomenos 30 mil pessoas morreram na batalha final.

A Arqueologia em Canudos
Canudos abrigava, na época, vestígios de toda sorte associados aos conflitos bélicos: fragmentos de louças, vidros, elementos metálicos (projéteis, cápsulas, pentes, cantis), estruturas de dimensões variadas (tocas, trincheiras), áreas de sepultamento. As condições geológicas locais nos legavam um grande sítio arqueológicode superfície, correspondente aos vestígios dos dois últimos grandes confrontos bélicos ocorridos entre canudenses e as forças legais, enfim, um complexo quebra-cabeça que exigia uma leitura sistemática.

Canudos: um oásis multimilenar
Em uma determinada área do Parque, foram evidenciados vestígios fósseis de uma espécie de conífera. Alguns exemplares servem de testemunho cabal da ocorrência...
tracking img