Tcc artes visuais

Introdução
Este trabalho aborda a arte primitiva no ensino das artes visuais no Brasil. De modo geral pode-se afirmar que a partir do momento em que o homem desenvolveu sua capacidade de percepção sentiu a necessidade de registrar aspectos do meio do qual fazia parte, assim o homem fez seus primeiros registros nas paredes das cavernas, onde se abrigavam, fugindo dos perigos que os cercavam.Para fazer estes registros utilizava pedras, ossos e sangue de animais e carvão, afim de, representar as situações de seu cotidiano. Foram estes registros que permitiram aos pesquisadores das ciências de paleontologia e arqueologia, por exemplo, conhecerem aspectos da vida de nossos ancestrais.
Assim, pode-se compreender a arte como a expressão dos sentimentos humanos, sendo que todas asmanifestações artísticas são influenciadas pelo contexto histórico no qual o artista está inserido. Possibilitar que os estudantes conheçam as artes pré- históricas faz com que os mesmos possam reconhecer o modo de vida dos primeiros grupos humanos do período paleolítico que se estendeu de 50 mil a 18 mil anos a.C, tendo ocorrido neste período o surgimento do Homo sapiens que é o nosso antepassado maispróximo na evolução biológica.
Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas relacionadas à pré- história e todo o acervo artístico produzido neste período, com o objetivo de encontrar suportes teóricos que pudessem embasar cientificamente esta pesquisa. Sendo realizadas consultas em autores como: Dúlio Battistoni Filho, Wendy Beckett, Gombrich dentre outros.
Partindo da premissa deque as obras de artes podem ser consideradas como fontes históricas, pois testificam acerca de um determinado período da humanidade, procura-se neste trabalho elucidar de que maneira as pinturas rupestres podem ser trabalhadas dentro do contexto educacional. Levando os educandos a compreenderem que a arte sempre esteve presente em todas em todos os períodos da humanidade e que o conhecimento dasartes rupestres permite compreender o modo de vida dos primeiros grupos humanos, bem como assimilando que as manifestações artísticas e as suas técnicas de produção variam de acordo com o contexto histórico e cultural.
As obras de arte revelam muitos aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais de todos os períodos da humanidade. Ao longo do curso de Artes Visuais constatamos este fato.Pois tivemos contato com artistas e obras dos mais diferentes períodos da história humana. Ao observa uma pintura pode-se perceber que possui características típicas de seu tempo e isto possibilita ao expectador diferenciar cada período histórico bem como, suas características culturais. Ao compararmos, por exemplo, uma pintura rupestre com um quadro renascentista, logo se percebe que há uma grandediscrepância, pois enquanto nossos ancestrais registram cenas de seu cotidiano em paredes de cavernas utilizando pedras, ossos e carvão, já que desconheciam outras técnicas, os renascentistas estavam em um período mais avançado e buscavam a perfeição da técnica.
Desta forma, a arte é uma fonte histórica riquíssima, contudo ainda pouco explorada dentro do contexto escolar. Reconhecendo então, apossibilidade de explorar as artes rupestres no processo de ensino aprendizagem propus-me a realizar um trabalho de pesquisa com a referida temática. Assim, levei em consideração todos os conhecimentos que podem ser adquiridos sobre arte na pré- história e sua aplicação dentro das salas de aula.
Portanto, a escolha deste tema se justifica pelo fato de ser a pré- história um dos períodos maisfascinantes da história humana, pois é marcado pela descoberta do fogo, da agricultura, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e também das primeiras manifestações artísticas, que provam que a arte é um elemento inerente a existência humana.










1.1 Histórias da Pré-história

De modo geral pode-se afirmar que o homem passou por um longo processo evolutivo, para chegar...
tracking img