Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

AUTORA

Ana Cristina da Cruz Santos RA-198626


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DEEDUCAÇÃO A DISTANCIA



A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

GLORIA DE DOURADOS-MS
2012

O autor destaca pontos importantes sobre o Planejamento Educacional, a sua contribuição busca converter - se métodos antigos em novas fontes de conhecimentos. Priorizando essa prática educativa no contexto da realidade social, aspossibilidades de superação das injustiças sociais surgirão, objetivando-se a valorização da pessoa humana.

(...), as possibilidades estão dadas na realidade, mas não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades, é como sujeitos, desenvolve-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho. (IAMAMOTO, 1998,p.21).

Esse plano surge como um processo de desenvolvimento da humanidade ao esclarecer um determinado assunto, mesmo dando resultado em longo prazo. Nele aparecem três grandes linhas: o gerenciamento da qualidade total, o planejamento estratégico e o participativo que se somam ao operacional. Cada um deles comporta possibilidades de transformação social ou de conservação dos modelos existentes,utilizando o planejamento como meio organizacional.

Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO,1998, p.20)

OAssistente social tem como objeto de trabalho a questão social, atua no campo das políticas sociais com o objetivo de garantir e viabilizar os direitos da população. No entanto o planejamento deve estar sempre presente na sua atuação, pois implica em transformar e realidade existente, propor novas formas para essa prática profissional, atuar em busca de igualdade e justiça social.

A próxima etapatem como objetivo facilitar a apresentação na elaboração e processo de um planejamento participativo cientifico e de globalidade com as devidas importâncias de cada passo a seguir:

Uma Preparação é totalmente necessária se a instituição ou o grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento. Mais tarde ela pode ser omitida, embora o aprofundamento dasquestões básicas não seja desagradável nem inútil, para as pessoas, quando for levado a efeito com senso de oportunidade, com clareza e com objetivos bem definidos. O objetivo desta etapa é promover a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes.
Em Elaboraçãode um marco referencial entende que se trabalha com uma população grande, onde os participantes vão opinar, pelos tópicos escolhidos tendo um marco referencial e a dinâmica da participação, do grupo ou do individuo o material acolhido tem o objetivo de juntar as ideias e compartilhar com todo o grupo ou indivíduo depois avaliar o que esta bem e o que esta mal, aonde irá se destacar um texto ondeserá corrigido, que será um marco referencial como se faz em uma conferência.
A programação é mais que necessário se fazem, da parte da coordenação, a precisão e o rigor técnicos. Os conceitos que vamos manejar têm muitas conotações, dificultando o trabalho. Mais é necessário à clareza extrema (ver “A programação”). Talvez se deva aqui retomar, para todos os participantes, os principais...
tracking img