Historia de sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro Sergipe nossa história.
Livro didático para o Ensino Fundamental
Autores: Antonio Wanderley Melo, Marcus Vinicius, Luiz Fernando
Capitulo 1: A Pré-história de Sergipe.
1 – DESCOBRINDO O PASSADO.
No primeiro tópico os autores esclarecem o que é pré-história, o que é arqueologia, qual é papel do arqueólogo e também apresenta os tipos de materiais que os arqueólogosutilizam para desvendar os mistérios do passado; como por exemplo: ossos, armas, peças de cerâmica entre outros.
2 – A ARQUEOLOGIA EM SERGIPE.
O segundo tópico começa com a determinação do marco inicial da arqueologia em Sergipe, que para os autores se dá no século XIX. Os principais indícios encontrados em Sergipe são objetos de cerâmica e pinturas em rochas (arte rupestre).
Os principaismunicípios onde foram encontrados indícios arqueológicos foram: Canindé, Cristinapolis, Pacatuba, Divina Pastora, Frei Paulo e Lagarto.
No município de Canindé, na margem direita do Rio São Francisco, próximo a hidrelétrica de Xingó, foram encontrados milhares de objetos de pinturas além de esqueletos pertencentes ao homem primitivo sergipano que habitava por ali a mais de 9.000 anos.
3 – A VIDA DOHOMEM PRÉ-HISTÓRICO SERGIPANO.
Neste ponto eles trazem algumas características do homem primitivo que viveu no território sergipano, são elas: VIVIAM EM PEQUENOS GRUPOS, ERAM NÔMADES NÃO TINHAM RESIDENCIA FIXA, SUAS CASAS ERAM FEITAS COM TRONCOS DE MADEIRA E COBERTAS COM PALHA, USAVAM ABRIGOS NATURAIS COMO GRUTAS. OS HOMENS PESCAVAM E CAÇAVAM, AS MULHERES PLANTAVAM E PRODUZIAM OBJETOS DECERÂMICA. ELE SEGUE COM DESCRIÇOES DO COTIDIANO DESTES HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS E COM EXPECULAÇÕES SOBRE A SUA CRENÇA RELIGIOSA.
4 – OS ÍNDIOS.
Trata da existência de povos primitivos, que viviam no território onde vai ser criado o Brasil, povos estes que recebem o mesmo nome a pesar de serem bem diferentes em sua cultura, língua e costumes.
Lista também os, segundo ele, principais nações indígenasbrasileiros na época, que eram: TUPI, JÊS , ARUAKS E OS CARIBES OU CARABAIAS.
4.1 – Os Índios em Sergipe:
Em Sergipe viviam dois desses grupos: Os Jês e os Tupis.
Segundo o autor os Jês-Kariris eram denominados pelos tupis de “Tapuias” que significa inimigos. Grupos que falavam línguas diferentes eram inimigos uns dos outros.
Os Jês viviam no agreste e no sertão, eram os andantes dos interior. Jáos Tupis eram canoeiros do litoral.
Os tupis de Sergipe eram divididos em vários grupos: TUPINAMBÁS, KAÉTES, TUPINIQUINS E TUPINAUÊS.
4.2 – MODO DE VIDA DOS TUPIS:
As aldeias eram organizadas em círculos. E eram formadas por três partes:
Ao centro a TABA que era uma praça.
Eram cercadas pelas caiçaras, que serviam de proteção.
As casas eram chamadas de OCAS OU MALOCAS, onde viviam cerca de 50pessoas.
OS HOMESN: eram responsáveis pela caça, pesca, construíam as ocas e faziam as guerras.
AS MULHERES: cuidavam da roça onde mantinham uma agricultura de subsistência, produtos como a macaxeira, feijão, milho entre outros. Manufaturavam cestas de palha e cerâmica e também eram responsáveis pela criação dos filhos. Pelo que se vê as mulheres tinham mais trabalho do que os homens.
Oconselho político só era freqüentado pelos homens casados.
O CAÇIQUE (MORUBIXABA), era eleito pelo conselho dos homens. Sua função era comandar os guerreiros nas batalhas e presidir o conselho. De acordo com o livro os caciques mais importantes de Sergipe foram: SERIGI, APERIPÊ, SURUBÍ, JAPARATUBA E PINDAÍBA.
Os Tupis estavam sempre em guerra, geralmente por vingança, combatiam usando arco e flechae brodunas (tacape).
Religião: acreditavam em vários deuses e espíritos: MAÍR, YARA, TUPÃ, BOITATÁ.
Acreditavam Também que alguns heróis haviam os ensinado as coisas que sabiam fazer: caçar, cultivar a terra, fazer fogo e a arte da guerra.
Acreditavam na vida após a morte.
O PAJÉ: era o curandeiro e feiticeiro, aquele que ouvia os espíritos, cantava e dançava ao som de chocalhos...
tracking img