Arbitragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8.1 Envolvendo uma terceira parte no conflito
Em um processo de negociação, é comum haver mais de duas partes envolvidas. Alguns com interesses diretos, outros com interesses indiretos na solução da negociação. As partes podem buscar a solução mais adequada para o conflito, podendo usar técnicas e estratégicas, podendo também chamar uma terceira pessoa imparcial não envolvida no processo. Assim,na negociação as partes mantém controle tanto do processo quanto do resultado. Há quatro diferentes formas de envolvimento de uma terceira parte na solução do conflito. A negociação, a mediação e a arbitragem são consideradas métodos alternativos de solução de conflito por serem meios de resolução de disputas ou controvérsias que não envolvem recursos ao poder judiciário, ou seja, não háintervenção do poder coercivo estatal, consubstanciado em processos formais.

8.2 Diferentes visões sobre Mediação e Arbitragem

Mediação

Diversos autores, em campos distintos do conhecimento, vêm estudando a mediação como forma de solução de conflitos. Com isso é possível citar vários conceitos já estabelecidos.
Vejamos alguns conceitos:
Um método extrajudicial de solução de conflitos,destacando a participação de um terceiro imparcial, não envolvido no processo, que atua a fim de mobilizar as partes a identificar para a busca do acordo. Sendo que o papel desse terceiro consiste em auxiliar as partes a identifica o conflito e buscar a solução, a partir da transformação do adversário em cooperador. Também é importante que o mediador apresente características da psicologia combinadas comas negociações legais, para restabelecer uma comunicação e com isso obter uma satisfação de ambas as partes. O mediador não pode ser impositivo, sendo assim não pode tomar decisões. Cabe às partes tomar decisões para chegar a um acordo, o mediador pode formalizar esse acordo em um contrato. (Oliveira)
A mediação é uma forma de solução de conflitos a partir de um acordo entre as partes envolvidas.Compete ao mediador, que neste caso a terceira pessoa imparcial, aproximar as partes, apontar o ponto de divergência e sugerir opções de solução. Portanto não cabe ao mediador decidir nada, podendo apenas auxiliar as partes para que alcancem o acordo. Assim define a Eurocâmara.
Já a Associação brasileira de Advocacia Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), define como sendo umprocesso construtivo e colaborativo em que há a presença de um profissional imparcial e especializado em negociação e comunicação. Comparada a um processo judicial, a mediação é mais rápida e tem custos mais baixos, além de ser um processo voluntario privado e sigiloso. O processo de mediação busca preservar a relação entre as partes, pois a solução deve atender aos interesses de ambas as partes.Para Silva, mediação consiste na tentativa das partes de resolver o conflito com o auxilio de uma terceira pessoa, neutra e imparcial. Essa terceira deve apresentar sugestões às partes, que possuem o poder de decisão e de solução do impasse. O autor reforça a ideia de que não existe procedimento determinado, bem como tratar-se de um processo privado e confidencial.
O Conselho Nacional daInstituição de Mediação e Arbitragem (Conima) define mediação como sendo um processo de negociação assistida, havendo a presença de um terceiro imparcial, escolhido pelas próprias partes, para auxiliar na identificação dos interesses comuns e na construção do acordo. A mediação deve ser escolhida nos casos em que a preservação do relacionamento em longo prazo seja importante, ou seja, relações pessoaiscomerciais, de parentesco ou vizinhança são exemplos de tais relações.
Silva diz que sempre que as partes estão envolvidas em relações multicomplexas, isto é, relações de múltiplo vinculo, a continuidade das relações sobre o conflito tende a criar um peso estrutural a cuja equilibração só à mediação adéqua.
Todos os conceitos apresentados apontam a importância da mediação para se ter uma solução...
tracking img