Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Diferentes visões teóricas do que é cultura organizacional

2.1. Linda Smircich
Grandes autores teóricos conceituaram a cultura organizacional de várias maneiras, a partir dos anos 80. Segundo um artigo publicado pela autora Linda Smircich, a cultura organizacional pode ser vista de duas maneiras. A primeira, é que a organização tem uma cultura que muda com o tempo. A segunda, é que aorganização não tem uma cultura, ela é a cultura expressa pelos membros da organização. Mesmo sendo dividida em duas maneiras, a cultura organizacional tem a responsabilidade de identificar os aspectos interno e relacional das organizações.

Quando se diz que a cultura organizacional é uma variável que muda com o tempo, podemos dividi-la e dois elementos, um elemento formal e um elemento informal.Esses elementos se relacionam criando outros subsistemas na organização.

Um elemento formal: é a cultura oficial da empresa, que engloba todos os aspectos propagados pelos dirigentes.
Um elemento informal: é a “visão de mundo” que cada indivíduo tem, formando subculturas dentro da organização.


Autores importantes como Morgan e Schein se referiam a cultura organizacional como uma variável.2.2. Edgar Schein
Segundo Schein, a cultura organizacional se formava a partir da luta pela sobrevivência, para se adaptar ao meio ambiente e manter a concorrência interna, e também, por meio de erros e acertos. Ele abordava as principais premissas que forma a cultura de uma organização, eram eles: conceito, princípios, regras, formas de comportamento e solução de problemas. E aindaressaltava, que quanto mais forte fosse a liderança dos dirigentes, mais tempo a cultura estabelecida perpetuaria na organização.



A cultura organizacional foi dividida por Schein em vários níveis.
Artefatos: são todas as coisas que as pessoas podem ver ou ouvir no dia-a-dia da organização.
Valores: são as ações cotidianas praticadas, expressando o comportamento da organização
Pressupostos básicos:são os valores que cada indivíduo da organização carrega. Determinando como os membros da organização vão perceber, pensar e sentir.

2.3. Critica de Mary Jo ao modelo de Schein
A autora Mary Jo critica o modelo de Schein e introduz os símbolos como um elemento e enfatiza as relações dos elementos de Schein. Slogan, arquitetura, logotipo da empresa entre outros elementos que era consideradocomo artefatos passam a ser considerados como símbolos por essa autora.

2.4. Paulo Nassar
Um conceito de cultura organizacional que pode se destacar é o de Nassar (2000):
“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crença e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todas os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.”

2.5. Idalberto Chiavenato
Chiavenato definiu a cultura organizacional em dois níveis. Um nível visível onde se encontra os padrões e estilo de comportamento dos empregados. Eoutro nível invisível onde e encontra os valores e crenças que permanece na organização por um longo período de tempo. Seu modelo era parecido com um iceberg, com uma parte “visível” que poderia ser mudada com certa facilidade e a parte “invisível” que era mais difícil de ser modificada.

2.6. Geert Hofstede
Hofstede descreveu a cultura organizacional como uma análise quantitativa, sendo umavariável que pode ser medida e avaliada com as seguintes características: distancia do poder, grau de planejamento e formalização, grau de planejamento ou solidariedade social, características culturais femininas ou masculinas. O estudo desse autor revelou importantes resultados que mostram como a cultura local influencia a cultura organizacional.

Os autores Thomas Peters e Robert Waterman, em...
tracking img