Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA IDADE ESCOLAR



Existem três categorias fundamentais referentes à relação entre desenvolvimento e aprendizagem na criança.
Primeira Categoria: defende a independência entre o processo de desenvolvimento e o processo de aprendizagem. Neste caso a aprendizagem utiliza os resultados do desenvolvimento, em vez de se adiantar ao seu curso e de mudar a suadireção.
O desenvolvimento deve atingir uma etapa e conseqüentemente a maturação de determinadas funções, antes que a escola mostre a criança conhecimentos e hábitos já definidos.
A aprendizagem segue sempre o desenvolvimento.
Segunda Categoria: defende que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem paralelamente, cada etapa da aprendizagem corresponde a uma etapa do desenvolvimento. Não é fácil saberqual dos processos se dá primeiro, afinal há uma simultaneidade e sincronia entre eles.
Terceira Categoria: Tenta conciliar os dois pontos de vista anteriores, argumenta que está mesma aprendizagem é um processo no qual a criança adquire e constrói novas formas de pensamento, o que corresponde ao desenvolvimento.
Conforme a teoria de Koffka são dois processos de natureza diferente, embora sejamconexos.
A maturação depende do desenvolvimento do sistema nervoso, enquanto a aprendizagem é em si mesma o processo de desenvolvimento. A partir daí deu-se uma grande importância e ampliação no papel da aprendizagem no desenvolvimento da criança.
Foi um fracasso a teoria da disciplina formal (idéia de que cada matéria ensinada ao aluno tem imensa importância no seu desenvolvimento mental geral)onde investigações apresentaram que a aprendizagem em determinado campo tem influência mínima sobre o desenvolvimento geral da criança.
Na visão de psicólogos ou pedagogos puramente teóricos, cada aquisição particular, cada forma específica de desenvolvimento, aumenta direta e uniformemente as capacidades gerais.
Thorndike é contrário a esta posição, colocando que o desenvolvimento de umafaculdade particular raramente origina um semelhante desenvolvimento das outras.
Estudos mostram que o intelecto é a soma de muitas capacidades diferentes, sendo diferentes umas das outras em certa medida, portanto a capacidade deve ser desenvolvida separadamente com exercícios adequados.
A criança tem a capacidade de adquirir conhecimentos diversos muito antes da aprendizagem escolar. Um exemplo éque a criança aprende a linguagem e como falar ouvindo os adultos.
Vejamos a relação entre determinado nível de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem. Devemos limitar-se a dois níveis de desenvolvimento.
O primeiro nível é o desenvolvimento efetivo da criança: estabelece a idade mental da criança com o auxílio de testes. Este nível de desenvolvimento efetivo não indicaperfeitamente o estado de desenvolvimento da criança.
A criança que é orientada por um adulto, imita-o constantemente e por isso faz muito mais do que faria somente com a sua capacidade de compreensão de modo independente.
O segundo nível é a área de desenvolvimento potencial: O que a criança é capaz de fazer com o auxílio dos adultos, chama-se de zona do seu desenvolvimento potencial. A criança sedesenvolve primeiramente nas atividades coletivas e sociais e em seguida segue para as atividades individuais e internas onde se apresentam seus próprios pensamentos.
Conclui-se que a aprendizagem é um momento intrínseco, onde havendo uma correta organização da aprendizagem da criança, conduzirá a um desenvolvimento mental.
AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO: OS PRINCÍPIOS DOCONSTRUTIVISMO.


A teoria construtivista de Piaget define que as crianças constroem espontaneamente o conhecimento social, cognitivo e afetivo e atingem este desenvolvimento de maneira natural. Como tudo esse processo é uma base para a educação e a atenção deve ser voltada não só para o desenvolvimento, mas também para a adaptação do indivíduo na cultura.
As crianças constroem conhecimento...
tracking img