Forcas inter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Forças intermoleculares
As forças intermoleculares são forças que mantém as moleculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas toda a materia é composta de atomo combinados em moléculas. Noestado gasoso as moléculas se encontram bem afastadas, com grande grau de desordem. No estado líquido as moléculas se encontram um pouco mais organizadas, com um grau de liberdade de movimentação umpouco menor. Já no estado sólido as moléculas se encontram bem mais organizadas, com grau de movimentação ainda mais reduzido. O que faz as moléculas ficarem mais unidas no estado sólido do que noestado líquido ou gasoso são as forcas intermoleculares são elas de 3 tipos:
Dipolo A interação química Dipolo-dipolo ou Dipolo Permanente é uma das propriedades de Van der waals. É basicamente a forçade atração que ocorre entre duas moléculas polares, ligando-as pelos seus respectivos pólos, ou seja, o polo positivo de uma molécula se liga ao polo negativo da outra molécula. Se a molécula dasubstância contém um dipolo permanente (devido à polaridade de uma ou mais de suas ligações covalente), então podemos facilmente ver como essas moléculas se atraem umas às outras: o lado positivo do dipolode uma molécula atrai o lado negativo do dipolo da outra molécula. Esta força existe, portanto, entre moléculas polares ex:

Ligações de Hidrogênio ou Pontes de Hidrogênio: O átomo de hidrogênio tempropriedades especiais por ser um átomo muito pequeno, sem elétrons no interior: por dentro da camada de valência há apenas o núcleo do átomo, o próton. Uma das propriedades que só o átomo dehidrogênio apresenta é a capacidade de exercer uma força de atração intermolecular chamada ligação de hidrogênio, ou ponte de hidrogênio. A ligação de hidrogênio só pode ocorrer quando o hidrogênio estiverligado a um átomo pequeno e muito eletronegativo: apenas F, O, N satisfaz as condições necessárias. Quando o hidrogênio está ligado a um átomo muito eletronegativo, a densidade eletrônica em torno do...
tracking img